sexta-feira, 17 de julho de 2009

• Papa deixa hospital após pequena cirurgia




O Papa Bento XVI já deixou o hospital de Aosta em automóvel, regressando à estância de Les Combes, onde passa suas férias.Bento XVI trazia o pulso engessado, na sequência da operação a que foi submetido. O Sumo Pontífice saudou com o braço esquerdo e com um sorriso os jornalistas que o esperavam na saída.A pequena cirurgia, que durou 25 minutos, consistiu no realinhamento dos fragmentos do osso, com vista a redução da fratura.O cirurgião ortopédico que realizou a operação, Amedeo Mancini, afirmou que o acidente não trará consequências e que quando o pulso estiver curado, o Papa poderá voltar a escrever e a tocar piano."Foi um doente especial para uma operação de rotina", referiu Mancini, acrescentando que Bento XVI concordou prontamente com a cirurgia.
Queda acidental
As primeiras observações, noHospital de Aosta, revelaram uma fratura do pulso direito, que foi tratada através de uma pequena operação com anestesia local.O médico pessoal de Bento XVI, Patrizio Polisca, afirmou que a queda foi acidental, não se devendo a uma doença.O porta-voz do hospital tinha previsto que o Papa poderia ter alta ao fim da tarde ou à noite."Não se trata de algo grave", declarou o porta-voz do Vaticano, Frederico Lombardi, que insistiu que "não há motivo para preocupação". Por medida de precaução, o Papa foi rapidamente assistido, ainda em Les Combes, pelo seu cardiologista e pelo seu reanimador.Bento XVI foi acompanhado de automóvel ao serviço de urgências, depois de ter celebrado a Missa e tomado o café da manhã. A chegada ao hospital ocorreu cerca das 8h45 locais.Depois de ter saído da viatura, protegido por importantes medidas de segurança, o Sumo Pontífice percorreu a pé um longo corredor de admissão, entre uma pequena multidão de curiosos e de doentes que o saudaram. Os médicos o submeteram a uma radiografia e a demais exames.Segundo profissionais do hospital, as observações complementares não detectaram qualquer problema."Creio que o Papa prosseguirá as suas férias", referiu nesta manhã o porta-voz do Vaticano, que está em Roma, mas, neste sábado à tarde, 18, vai ao encontro de Bento XVI para a preparação do Ângelus do próximo domingo, 19. A oração do Ângelus vai acontecer, a 40km a nordeste de Turim.
SMS Canção Nova - Receba mensagens do Papa no celular Conteúdo acessível também pelo iPhone - iphone.cancaonova.com

FIFA quer proibir manifestações religiosas na copa




O responsável pela Fundação João Paulo II para o Desporto, Eddio Constantini, lamentou as afirmações do presidente da FIFA, Joseph Blatter, que quer proibir as manifestações religiosas por parte de jogadores de futebol para a Copa do Mundo de 2010. Depois de o Brasil ter vencido recentemente a Taça das Confederações, derrotando os EUA por 3-2 na final, Blatter condenou a manifestação dos jogadores brasileiros, que se abraçaram e rezaram dentro do campo. "A expressão de fervor religioso dos brasileiros durou tempo demais" – disse Blatter, afirmando que esse tipo de gesto cria "confusão entre a religião e o esporte".Quem não gostou da reação brasileira foi a Federação Dinamarquesa de Futebol, que se queixou à FIFA. Na resposta, Blatter prometeu proibir esse tipo de manifestações para a Copa de 2010, que será realizada na África do Sul. Já em 2002, Blatter havia se queixado da manifestação religiosa do time brasileiro, ao conquistar sua quinta Copa do Mundo. Constantini criticou a posição de Blatter: "É um erro depurar o esporte dos valores éticos que a fé cristã defende há séculos", acrescentando que esses valores são essenciais para "restituir ao desporto o significado autêntico que a violência, o doping, o racismo e o dinheiro ameaçam destruir".Conteúdo acessível também pelo iPhone - iphone.cancaonova.com

Papa sofre pequena queda e fratura pulso direito



O Papa Bento XVI sofreu um pequena queda, na noite desta quinta-feira, 16, no quarto da casa que o hospeda em Les Combes, no Vale D'Aosta. De acordo com comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, a queda provocou uma fratura no seu pulso direito.Mesmo assim, esta manhã o Santo Padre celebrou a Missa e tomou café da manhã; sucessivamente, foi acompanhado ao hospital de Aosta, onde se submeteu a uma radiografia e teve seu pulso imobilizado.O Santo Padre chegou a Les Combes na segunda-feira passada, e a previsão é de que permaneça até o dia 29 deste mês, quando então se transferirá para a residência de verão, em Castel Gandolfo, nas proximidades de Roma. FONTE: CANÇÃO NOVA.

Esporte de Patos comemora 57 anos




Será realizado nesta Sexta feira(17julho), no auditório da Câmara Municipal de Patos, as festividades de comemoração dos 57 anos de fundação do Esporte Clube de Patos. Fundadores, diretores e a torcida deste tradicional time patoense está sendo convidada para este evento, que terá inicio ás 19 horas com uma palestra ministrada pelo professor Mário Miranda Leitão, sobre a história dos 57 anos do Esporte de Patos.
A festa terá exposição de fotos e de troféus do time ao longo de sua existência. Na oportunidade será apresentada e comercializada as camisas confeccionadas exclusivamente para os 57 anos do clube. Em seguida acontecerá o lançamento da proposta para o novo projeto do "SOCIO TORCEDOR" do Esporte Clube de Patos.
HISTÓRIA
O Esporte foi fundado no dia 7 de julho de 1952, por alguns ex-atletas do extinto Botafogo de Patos, sob o comando do sr. Zéu Palmeira e de Antônio Araújo, conhecido como Araújo, maior glória do Esporte. A reunião de fundação do clube ocorreu na sede do Tiro de Guerra patoense. Admiradores do futebol pernambucano, os fundadores homenagearam o Sport e o Náutico, ao denominar a equipe como Esporte Clube de Patos e ao utilizarem o mesmo padrão adotado pelo alvirubro recifense na época.
O Esporte disputou o Torneio Intermunicipal cearense representando a cidade do Cedro, chegando a rivalizar com a cidade de Juazeiro do Norte. Em 1964, o clube deu início à profissionalização, passando a disputar o Campeonato Paraibano a partir de 1965, permanecendo até 1974. Disputou ainda em 1976 e 1977, retornando apenas em 1982 e disputando até 1995.
Participou ainda das edições de 1997, 1998 e 2002. Após a conquista do Campeonato Paraibano da Segunda Divisão, o alvirrubro patoense retornou mais uma vez a elite do futebol paraibano.
Fonte: CLAUDIO PASCHOAL
Foto: ARQUIVO PATOSNET

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Policiais federais fazem paralisação de 1h



Os policiais federais pararam suas atividades ontem por uma hora para reivindicar a proposta de projeto de Lei Orgânica da Polícia Federal (PF). A paralisação aconteceu em João Pessoa, Campina Grande e Patos. Segundo o presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Estado da Paraíba (Sinpef/PB), Sílvio Reis Santiago, a paralisação a princípio será apenas por uma hora e caso o Governo Federal não tome uma providência, os policiais podem vir a entrar em greve por tempo indeterminado. A categoria também se manifestou contra o estado de caos que se encontra a segurança pública brasileira. Conforme Sílvio Reis, o processo de criação da Lei Orgânica da categoria se encontra paralisado desde o dia 28 de março deste ano, época em que foi encaminhado pelo ministro da Justiça na presença do presidente da República, durante solenidade de comemoração do aniversário da Polícia Federal, oportunidade em que no discurso do próprio presidente Lula, ao indagar onde se encontrava o referido projeto, disse que a categoria tem que se mobilizar e pressionar o Ministério do Planejamento para que a mesma seguisse os trâmites legais.Outro pedido é a equiparação de classe dos servidores que ingressaram no órgão no último concurso público, em relação aos funcionários antigos. De acordo com o delegado Gustavo Vieira, membro do sindicato dos servidores e que aderiram à paralisação, “quem entrou na polícia recentemente foi enquadrado na terceira classe, uma categoria criada que além de ter um salário inferior aos mais antigos, da segunda classe, ainda tem que passar mais cinco anos para chegar ao topo da carreira”, explicou. Ainda de acordo com ele, o objetivo dos policiais é sensibilizar o Ministério da Justiça para que a 3ª Classe seja extinta. Para chegar ao topo da carreira, um policial federal demora 10 anos, mas esse prazo foi ampliado para 15 anos desde 2004, para aqueles que estão lotados na 3ª classe. “Além disso a falta de uma lei orgânica prejudica alguns procedimentos e deixa a categoria desprotegida”, ressaltou o delegado. Na região sertaneja, na delegacia localizada na cidade de Patos, no Sertão da Paraíba, a adesão ao movimento também foi total. Conforme os representantes do sindicato, mais de 20 agentes, escrivães e delegados também cruzaram os braços em apoio à mobilização. Um delegado da Polícia Federal ganha em média, conforme os manifestantes, R$ 13 mil em início de carreira. Já um agente recebe cerca de R$ 7,8 mil.A paralisação suspendeu as investigações, ações operacionais, atividades de inteligência policial, perícias técnicas, atividades de polícia administrativa como emissão de porte de armas, registro e vistoria de segurança privada, registro de estrangeiros e emissão de passaportes e as atividades de rotinas burocráticas. Logo após, foi servido um lanche na sede do Sinpef/PB, estendendo a manifestação por mais uma hora. FONTE: J. PARAIBA

EM Patos: Mãe e filho assassinados a facadas




A violência continua desenfreada na cidade de Patos, duas pessoas de uma só família foram assassinadas na madrugada de esta quarta feira(14) nas imediações da Rua do Meio. A doméstica Cristina Gomes Lira, 37 anos e seu filho Manoel Messias Lira do Nascimento, 18 anos, foram mortos por elementos até o momento desconhecidos pela Polícia.
As informações repassadas por moradores que não quiseram se identificar é que mãe e filho foram feridos a facadas, que logo após o ocorrido a doméstica Cristina Gomes conseguiu andar alguns metros tombando mortalmente ferida nas proximidades da Rua José Genoino, próximo ao Mercado Público.
O filho Manoel Messias, chegou a ser socorrido por uma equipe do SAMU, mais morreu ao dar entrada da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional Janduir Carneiro.
A Policia Militar chegou no local no momento do socorro e não tem até o momento mais detalhes do ocorrido. Tudo é um mistério, até o momento as autoridades policiais de Patos se pronunciaram sobre o duplo assassinato, existe a possibilidade dessas mortes estarem ligadas a matança do trafico de drogas em Patos
Este é o terceiro crime em circunstancias misteriosa, somente essa semana em Patos. Na noite desta segunda feira(13) o desempregado Dozimar Ferreira foi assassinado a tiros de revolver no bairro do jatobá.
Fonte: Cláudio Paschoal
Foto: patosnet

quarta-feira, 15 de julho de 2009

168 pessoas morrem em acidente aéreo no Irã

Um avião de passageiros Tupolev caiu hoje, 15, no noroeste do Irã quando voava para a Armênia, matando todas as 168 pessoas a bordo, disse a mídia iraniana."A bordo havia 151 adultos, 2 crianças e 15 tripulantes", disse à Reuters Arlen Davudyan, representante da Caspian Airlines em Yerevan, no aeroporto da capital armênia."15 ou 16 minutos depois de decolar o avião caiu perto da cidade iraniana de Qazvin, a cerca de 150 quilômetros de Teerã", afirmou.Segundo ele, a aeronave acidentada era um modelo Tu-154, de fabricação russa. As causas do acidente ainda não estavam claras e a caixa-preta ainda não havia sido encontrada.A aeronave, da empresa Caspian Airlines, carregava 153 passageiros e 15 tripulantes, disse Reza Jafarzadeh, porta-voz da autoridade de aviação iraniana, à mídia estatal. O avião ia de Teerã a Yerevan.A agência semioficial Far News citou uma importante autoridade provincial, Sirous Saberi, dizendo que o avião havia sofrido problemas técnicos antes de tentar fazer um pouso de emergência."Infelizmente o avião pegou fogo no ar e caiu... Diferentes partes pequenas desse avião podem ser vistas no chão", afirmou.A TV estatal mostrou imagens de destroços do avião e de algumas partes de corpos. Oito membros da seleção iraniana júnior de judô e dois treinadores estão entre as vítimas, segundo a agência de notícias semioficial Mehr News. FONTE: CANÇÃO NOVA

Catequeses vão ser retomadas em agosto



Nesta quarta-feira, 15, o Papa Bento XVI se ecnontra na localidade de Les Combes, nos Alpes italianos, para um período de férias até o dia 29 de Julho, quando não realizará as catequeses das quartas-feiras, audiências privadas e especiais.Desde o início deste ano, o Papa concedeu 22 audiências gerais e, ao longo destes encontros, desenvolveu ciclos de catequeses diferentes. Em 4 de fevereiro, encerrou uma série de 20 pregações sobre o apóstolo Paulo. Na quarta-feira seguinte, dia 11, deu início ao quinto ciclo dedicado aos grandes escritores medievais da Igreja do Oriente e do Ocidente. Ao longo de 10 encontros, Bento XVI refletiu sobre a herança religiosa e espiritual de Cirilo e Metódio, João Scoto Eriugena, João Damasceno, Bonifácio e João Clímaco, entre outros.Por sete vezes, desde janeiro, Bento XVI interrompeu o ciclo catequético e propôs ensinamentos ou meditações de sua autoria sobre eventos relevantes de seu ministério, como as viagens apostólicas (em 1º de abril, recordou Camarões e Angola; em 20 de maio, sua peregrinação à Terra Santa). O Santo Padre também citou o Ano Sacerdotal, o Tríduo Pascal, a Oitava de Páscoa e a festividade de São Pedro e São Paulo. Em sua última catequese, realizada antes de partir para Les Combes, no dia 8 de julho, apresentou com sua terceira encíclica, Caritas in Veritate. As audiências gerais são uma tradição relativamente nova. No arquivo Internet da Santa Sé, os primeiros registros se referem ao Papa Pio XII. Ele foi o pioneiro dos encontros públicos com fiéis, na Praça São Pedro ou em outras salas do Vaticano, e costumava desenvolver questões importantes de seu magistério. A primeira catequese registrada de Pio XII foi de 26 de abril de 1939. Ele havia sido eleito em 2 de março daquele mesmo ano e quase todas as catequeses de 1939 se concentraram no matrimonio, amor conjugal e família. FONTE: CANÇÃONOVA

S A N T O D O D I A

São Boaventura



Nasceu como Giovanni de Fidanza e a lenda diz que São Francisco de Assis o curou milagrosamente de uma doença perigosa na juventude e exclamou: " Ó buena ventura" e assim seu nome mudou para Boaventura.Um contemporâneo de São Thomas de Aquino, de São Alberto o grande, ele foi para a Universidade de Paris com 14 anos. Lá estudou teologia sob o grande professor franciscano Alexandre Hales e talvez tenha sido influenciado a entrar a Ordem dos Franciscanos com 20 anos.
Lá pelos anos 1248 formou-se Bacharel em Teologia, e Bacharel em Escrituras. Dois anos mais tarde ele tornou-se Mestre em Teologia e foi indicado Catedrático dos Frades Menores. Ele ensinou teologia e escrituras, e pregou em Paris de 1248 a 1255, concentrado na elucidação de alguns problemas que exercitava as mentes dos estudiosos da época.Seu ensinamentos eram cercados de oposição por alguns professores seculares, que ficavam ciumentos do sucesso do novo frade e ainda mais incomodado pela vida austera que ele levava.Aparentemente o desprezo que eles tinham pelos franciscanos, levou a universidade a demorar emitir o diploma de Doutorado em Teologia, mas isto não deixou Boaventura nem abalado e nem chateado porque ele tinha uma mente elevada. Com Tomas de Aquino ele defendeu os frades contra os seus oponentes.Quando o líder secular Willian de Santo Aurmour escreveu "Os perigos dos últimos tempos ", Boaventura respondeu publicando "Preocupado com a pobreza de Cristo" um tratado da santa pobreza.
O Papa Alexandre IV denunciou Willian e ordenou o término dos ataques aos frades mendicantes. Assim a ordem dos mendicantes foi re-estabelecida em Paris, e São Boaventura e Santo Tomas de Aquino receberam em 1257 seus doutorados em teologia.
Naquele mesmo ano, quando tinha apenas 36 anos Boaventura foi eleito Ministro Geral dos Franciscanos. Nesta posição ele se defrontou com uma tarefa difícil, porque ele pensava que São Francisco de Assis havia estabelecido um ideal incomparável para a Ordem, mas a sua organização era fraca e desde a sua morte, um grande número de diferentes grupos haviam surgido.
No seu quartel general em Narbone, em 1260 São Boaventura desenvolveu um jogo de regras que se tornou a Constituição da Ordem, por isto é que ele é chamado de "o segundo fundador dos franciscanos".Alguns o acusam de ter enfraquecido o espirito de São Francisco : A "Vida" que ele escreveu de si próprio, de modo a promover a unidade dos irmãos franciscanos é acurada mas incompleta. Ele modificou o Regra da Ordem que proibia os franciscanos de receber dinheiro e ter suas próprias propriedades.A severa interpretação da espiritualidade de São Francisco de Assis valorizava a pobreza acima de tudo, inclusive do aprendizado, mas Boaventura aprovada primeiro o estudo e a necessidade da Ordem em possuir livros e casas para conventos e monastérios. Os monges deveriam ensinar e estudar nas universidades para terem condições de pregar e serem guias espirituais para compensar os clérigos pouco educados que haviam na época.
Em aditamento aos seus trabalhos de teologia e filosofia Boaventura deixou tratado de ascéticos, alguns dos quais foram traduzidos para o inglês por ele próprio, inclusive a "Jornada das almas para Deus".Entre os seus trabalhos estão: "Comentários das sentenças de São Pedro"(que cobre um amplo campo da teologia escolástica) Os trabalhos místicos de Breviloquium , o "Itinerarium mentis ad Deum" ," De reductione artium theologium" , a "Perfeição da Vida" (escrito para a Beata Isabel, irmã de São Luís IX e seu Convento das Clarissas Pobres) "Soliloquy", vários comentários bíblicos de sermões.Escreveu ainda sobre a Virgem Maria:"Se o meu Redentor , por causa de meus pecados, me mandasse para longe de si, lançar-me-ia aos pés de Maria,e, aí prostrado , não me levantaria sem que ela me tivesse alcançado o perdão". No ano seguinte, o Papa Gregório o chamou para escrever a agenda do 14° Concílio Geral em Lyon e para discutir a reunião de Roma com as Igrejas do Leste. Santo Tomas de Aquino morreu a caminho do Concilio. São Boaventura foi a figura mestre e conseguiu o sucesso do Concílio e com isto ele tambem escreveu o último capítulo das Regra da Ordem entre a terceira e a quarta sessão. São Boaventura veio a falecer enquanto o Concilio de Lyon ainda estava em sessão e foi enterrado em Lyon.A reputação de São Boaventura é baseada na sua bondade pessoal, seu notável conhecimento e brilhante raciocínio como teólogo. Alguns julgam que ele estaria "iluminado" pelo Espirito Santo.
"Com ele parece que até Adão não havia pecado" escreveu Alexandre de Hales, e quando ele morreu a "Ata Oficial do Concilio" diz: " Nesta manhã morreu o irmão Boaventura de famosa memória, homem de notável santidade, bondade, homem piedoso, afável, misericordioso, e repleto de virtudes e amor ao Deus e ao homem... Deus deu a ele a graça de que todas as pessoas que com ele convivesse, o respeitava e o amava".
Embora São Boaventura e Santo Tomas de Aquino fossem amigos por uma vida, os dois homens se opunham em certas questões como o neo-aristotelismo, que estava sendo introduzido na teologia por Aquino. São Boaventura temia que como resultado, a filosofia fosse elevada acima da teologia e que a razão ficasse mais importante que a revelação.
Dizia São Boaventura "um pobre e velho homem pode amar a Deus mais que um Doutor em Teologia".
Mas a síntese que Santo Tomas de Aquino fez da teologia não teve o efeito desastroso temido por São Boaventura e Santo Tomas se alinhou com os grandes pensadores da Igreja, como Santo Agostinho e enfatizou a supremacia da graça e seguiu os passos do fundador da Ordem.
São Boaventura foi canonizado em 1482 e declarado Doutor da Igreja em 1588.
Na arte litúrgica da Igreja, São Boaventura é mostrado: 1)como um Cardeal com o hábito franciscano lendo ou escrevendo um livro; 2) as vezes com a Arvore da Vida–Jesus crucificado em uma árvore-3) com o crucifixo, 4) com um anjo ouvindo suas preces; 5) na livraria com Santo Tomas de Aquino 6) na pintura do grande Francisco Zuburban ele está presidindo o Consilho de Lyon e 7) com o Papa e o Imperador presentes ao seu funeral.
Sua festa é celebrada no dia 15 de julho. FONTE: CANÇÃONOVA

A N O S A C E R D O T A L



O Santo Cura d’Ars

O Papa Bento XVI convocou um Ano Sacerdotal, por ocasião do 150º aniversário da morte do Santo Cura d’Ars, proclamado padroeiro dos sacerdotes. O tema escolhido para o Ano Sacerdotal é “fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote”. A abertura será em 19 de junho, solenidade do Sagrado Coração de Jesus e Dia de Santificação Sacerdotal, em presença da relíquia do Santo Cura d’Ars. O objetivo deste ano, segundo o Papa é “ajudar a perceber cada vez mais a importância do papel e da missão do sacerdote na Igreja e na sociedade”. FONTE:Prof. F. Aquino

terça-feira, 14 de julho de 2009

Ordenação de Pe. José Flávio Mamede




PRIMEIRO O SACERDOTE, DEPOIS O ANJO




Moysés e Aarão eram os chefes do povo de Israel. Aarão era o Sumo Sacerdote, Moysés, o enviado de Deus. Tinham eles um primo chamado Coré, homem rebelde e desobediente que chegou a tramar uma revolução contra eles.
Coré se associou a Dathon e Abiron e mais 250 homens.
Deus, porém, irou-se contra eles, mandou que a terra se abrisse e engolisse os três chefes.
E, um fogo misterioso absorveu em suas chamas os 250 adeptos.
Assim, quis Deus castigar os que rebelaram contra os seus ministros.
Nenhum cristão ignora quais são os ministros de Deus no Novo Testamento.
É em primeiro lugar, o Papa, chefe Supremo da Igreja e Vigário de Jesus Cristo.
São depois, os Bispos, instituídos pelo Espírito Santo, para regerem a Igreja de Deus.
São, por fim, os Sacerdotes, auxiliares dos Bispos.
De todos eles, disse Jesus: “Quem vos ouve, a mim ouve, quem vos despreza, a mim despreza (Lc 10,16)”.
Este respeito aos ministros de Deus é o melhor barômetro da fé dos cristãos.
Uma tarde entretinha-se Francisco de Assis, em íntima conversa com os seus irmãos, quando chegou o irmão Hugolino, de volta do serviço.
Contou aos irmãos que naquele dia encontrara um camponês, que havia falado muito mal do seu Pároco.
São Francisco ouvindo isto, não indagou se o camponês tinha, ou não, razões para se irritar contra o Pároco, mas disse alta e pausadamente:
“O Senhor deu-me tanta fé nos sacerdotes que vivem segundo a norma da Santa Igreja Romana, devido à sua ordenação, que mesmo que me perseguirem recorrerei a eles.
Quero temê-los, amá-los honrá-los como meus senhores.
E neles, não quero considerar pecado algum, porque os reconheço, como filho de Deus, sendo eles os meus senhores”.
Erguendo-se então, levantou a voz e disse com certa gravidade:
“Se eu me encontrasse com um sacerdote e ao mesmo tempo com um Anjo do Céu, havia de cumprimentar, em primeiro lugar, o sacerdote, depois, o Anjo de céu”.
Eis como falava e pensava um Santo sobre o sacerdote católico! FONTE:universocatólico

Cobertura do 28º Congresso da RCC



Mais de 40 horas transmitindo pregações, orações carismáticas, Missas, adorações ao Santíssimo Sacramento com muita unção do Espírito Santo. Assim se pode descrever os trabalhos da TV Canção Nova entre os dias 7 e 11 de julho, que levou para todo o Brasil e mundo, a programação do 28º Congresso Nacional da RCC. FONTE: CANÇÃONOVA

Papa envia telegrama de solidariedade aos iraquiano



Em um telegrama enviado ontem, 13, ao patriarca da Babilônia dos caldeus, Cardeal Emmanuel III Delly, Bento XVI confirma sua proximidade espiritual com a comunidade católica e ortodoxa do Iraque.A mensagem foi publicada pela edição italiana do jornal L'Osservatore Romano. O Papa diz rezar pela conversão do coração dos autores da violência e encoraja as autoridades a fazerem tudo o que for possível para promover uma coexistência justa e pacífica entre todos os grupos da população iraquiana. A correspondência é assinada pelo secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, e faz referência à série de ataques realizados contra igrejas de Bagdá no fim de semana, quando quatro pessoas morreram e 32 ficaram feridas. Os atentados ocorreram quase duas semanas depois da retirada das tropas americanas do país. FONTE: CANÇÃO NOVA

Tráfico provoca mais um assassinato em Patos




A guerra desencadeada pelo tráfico de drogas em Patos, provoca mais uma morte na cidade de Patos. A vítima foi o desempregado Dozimar Ferreira de Lima, 28 anos, que residia no bairro Jatobá, que foi assassinado, na noite de ontem(13) a tiros por dois elementos, até o momento não identificados pela Policia.
De acordo com a Polícia, por volta das 21h25, o COPOM tomou conhecimento através de uma ligação anônima, de que na Rua Renan Aires no bairro do Jatobá, uma pessoa teria sido vítima de alguns disparos de arma de fogo, no momento foi acionada a viatura comandada pelo cabo Ednaldo, com apoio de outras viaturas que estavam de serviço.
Ao chegarem no local encontraram a vítima Dozimar Ferreira de Lima, 28 anos, na casa de sua mãe, onde dois (02) homens não identificados chegaram disparando e atingindo Dozimar que devido a gravidade dos ferimentos foi a óbito no local.
Segundo o irmão da vítima, Dozimar tinha envolvimento com drogas. A PM acionou o delegado plantonista que esteve no local realizando os primeiros levantamentos para abertura do inquérito policial, determinando a remoção do corpo da vítima para a Unidade de Medicina Legal de Patos.

Fonte: CLAUDIO PASCHOAL
Foto: PATOSNET-ARQUIVO

S A N T O D O D I A

São Camilo de Lellis

Nasceu no ano de 1550 na Itália. Filho de pai militar, também seguiu essa carreira, mas não pode prosseguir devido a um tumor em um dos pés. Recorreu ao hospital de São Tiago em Roma, onde viveu sua compaixão pelos outros doentes.Porém, ele deu um 'sim' ao pecado, se entregando ao vício do jogo, onde perdeu tudo e ficou na miséria total. Saiu do hospital devido o seu temperamento. Foi de hospital em hospital para cuidar de sua ferida, até bater na porta dos franciscanos capuchinhos e ali quis trabalhar na obra de Deus.Com 25 anos começou o seu processo de conversão. No hospital em Roma, Deus suscitou nele a santidade de ver nos doentes a pessoa de Cristo e também o carisma dos 'Camilianos'. Camilo também viveu uma bela amizade com São Felipe Néri.Entrou para os estudos, foi ordenado sacerdote, e vendo a realidade dos peregrinos de Roma, que não tinham uma assistência médica digna, foi brotando nele o carisma de servir a Cristo na pessoa do doente, do peregrino. E muitos se juntaram a ele nessa obra. Em cada sofredor está a presença do crucificado. São Camilo partiu para o céu em 1614.São Camilo de Lellis, rogai por nós!. fonte portalnexo

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Diocese de Cajazeiras



1914, a Diocese de Cajazeiras, desmembrando-a da Diocese da Paraíba que, nessa mesma data, foi elevada à dignidade de Metrópole. Considerando que a vasta extensão da Diocese da Paraíba dificultava o intercâmbio entre as Paróquias e a Sede Episcopal, cujas distâncias atingiam entre 400, 500 e 550 Km e teriam de ser vencidas a pé ou a cavalo, o Sr. Arcebispo da Paraíba, autorizado pela S. Sé, resolveu criar uma Diocese no sertão do Estado, a fim de viabilizar e fortalecer a ação evangelizadora da Igreja, bem como vivificar o zelo sacerdotal dos párocos, mediante a proximidade do seu Pastor Diocesano. Outras cidades paraibanas foram cogitadas para a sede do novo Bispado, mas a escolha recaiu sobre a florescente cidade de Cajazeiras, por ser detentora de fortes tradições de linhagem espiritual e cultural, registrada na história como cidade luz, berço da instrução no interior do Estado. Encravada no extremo oeste da Paraíba, a Diocese de Cajazeiras abran¬ gia, inicialmente, toda a região sertaneja deste Estado. A linha divisória de nossa Diocese com a Arquidiocese da Paraíba era formada pelos divisores d'água entre as Paróquias de Santa Luiza de Sabugi e Soledade, prolongando-se até a serra de Teixeira, e daí pelos limites que separavam a Paróquia de Teixeira das Paróquias de Patos e Piancó até o Estado de Pernambuco. Atualmente, a Diocese de Cajazeiras limita-se com as Dioceses de Crato(CE), Iguatu(CE), Mossoró(RN), Patos(PB) e Afogados da Ingazeira(PE). Sua superfície é de 14.867 Km2, ocupada por uma população de 533.909 habitantes. Em 54 municípios, possui 46 Paróquias e conta com 48 Presbíteros e 06 diáconos.

O Papa São Pio X, pela Bula "Maius Catholicae Religionis Incrementam", criou, no dia 06 de fevereiro de . FONTE ; PORTAL NEXO

S A N T O D O D I A



Santo Henrique e Cunegundes
Muitos acusam a Idade Média como um tempo de trevas da história, e não tem como não pensar isto se não abrimos os olhos e olhamos para o alto, pois neste lugar é que se encontram as luzes deste período, ou seja, os inúmeros Santos e Santas. Henrique e Cunegundes fazem parte deste "lustre", pois viveram uma perfeita harmonia de afetos, projetos e ideais de santidade. Henrique era filho de duque e nasceu num castelo na Alemanha em 973, pertencia a uma família santa e por isso foi educado também por cônegos e mais tarde pelo bispo de Ratisbona; adquirindo assim toda uma especial formação cristã. Conta-se que espiritualmente ele preparou-se intensamente para assumir o trono da Alemanha, mas isto sem saber, pois ainda jovem sonhara com estas breves palavras: "Entre seis"; e com isto interpretou primeiramente que teria seis dias antes de morrer, mas como não aconteceu preparou-se em vista de seis meses e em seguida seis anos, até que por Providência assumir o reinado. No caso de Henrique o adágio de que "por trás de um grande homem está uma grande mulher", funcionou pois casou-se com a princesa de Luxemburgo, Cunegundes que era um mulher de muitas virtudes e inúmeros dons ao ponto ajudar por vinte sete anos seu esposo na organização do império e implantação do Reino de Deus. Com a morte de Henrique II e seu reconhecimento de santidade, Conegundes foi morar num mosteiro, onde cortou o cabelo, vestiu hábito pobre e passou a obedecer suas superioras até ir ao encontro de Henrique no Céu, isto quando tinha 61anos. Sendo assim, ambos morreram sob a coroa de Sacro Romano no Império terrestre e a coroa da glória no Império Celeste. FONTE : PORTAL NEXO

Crianças acolhem o Papa em seu 1*dia deFERIAS



O Papa Bento XVI já se encontra no Vale d'Aosta, norte da Itália, onde passar´qa 15 dias de repouso. O Papa deixou o Vaticano na manhã desta segunda-feira, 13, para um período de férias.Esta será sua terceira estada no Vale d'Aosta, onde já esteve em 2005 e 2006. Seu retorno está previsto para o dia 29 de julho, quando se transferirá para a residência pontifícia de verão, em Castel Gandolfo, nas imediações de Roma.O bispo de Aosta, Dom Giuseppe Anfossi, acolheu o Santo Padre, nesta manhã, juntamente com o prefeito de Introd, Osvaldo Naudin, além de autoridades civis e militares da região. Falando aos jornalistas, o Pontífice disse que sua estada no Vale d'Aosta será um período, sobretudo, de repouso, mas que ele trabalhará um pouco.A população de Les Combes acolheu o Santo Padre com muito afeto. Algumas crianças recitaram uma poesia e entregaram flores ao Pontífice.Dom Anfossi sublinhou que o povo dessa localidade é um povo tranqüilo e, se o Papa gosta de repousar nessa região é porque sabe que ali "encontrará descanso e condições favoráveis", concluiu o bispo.No Ângelus deste domingo, 12, o Papa anunciou que iria ao Vale d'Aosta e saudou os fiéis e peregrinos reunidos na Praça São Pedro. O Pontífice pediu a todos os fiéis para que rezassem por ele. FONTE: CANÇÃO NOVA

show do padre Fabio de Melo




A Diocese de Patos coloca a venda nas secretarias das paróquias a partir de hoje (08 de julho), os ingressos para o show do Padre Fábio de Melo, marcado para o próximo dia 26, às 18h no Estádio Municipal José Cavalcanti, na cidade de Patos. Os ingressos terão o preço de R$ 15,00 que serão disponibilizados em dois lotes.

Inicialmente estão sendo postos à venda 8 mil ingressos, que darão oportunidade a quem adquirir a entrada até esse limite, assistir ao show no gramado, ou seja, mais próximo do astro religioso. O show do padre considerado um dos mais belos e bem produzidos da musica gospel nacional, tem a mesma estrutura dos apresentados em São Paulo e Minas Gerais.
É grande a expectativa para esse show, que faz parte da programação do Jubileu Áureo da Diocese de Patos. Estão sendo esperadas caravanas de fiéis de toda a região, que admiram e cantam as canções do padre Fabio de Melo
Fonte: CLAUDIO PASCHOAL
Foto: ARQUIVO PATOSNET

Pesquise aqui...

Web Rádio Esperança no Senhor

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

!!! AVISO !!!