sábado, 17 de março de 2012

Consolide sua conversão


Alguns meios distorcem imagem do Papa", diz Mons. Georg


Monsenhor Georg Ganswein, secretário particular do Papa Bento XVI participou na última quinta-feira, 15, em Mônaco, na Alemanha, do lançamento do livro "Bento XVI: personalidades falam do Papa”.

O secretário alemão que acompanha Bento XVI desde a época que ele ainda era prefeito da Congregação para a Doutrina da fé, aproveitou a ocasião para falar das distorções que alguns meios de comunicação fazem em torno da figura do Papa.
De acordo com a agência católica KNA, Georg pediu aos meios de comunicação para que façam o possível para corrigir quaisquer distorções.
No livro, organizado por Mons. Ganswein, foram reunidos depoimentos de personagens alemães famosos que narram experiências com Bento XVI e falam de seu Pontificado.

Viagem do Papa ao México e Cuba é apresentada à imprensa

Foi apresentado aos jornalistas, na manhã desta sexta-feira, 16, na Sala de Imprensa da Santa Sé, o programa da viagem de Bento XVI a Cuba e ao México, marcada para os dias 23 a 29 deste mês.

Essa será a 23ª viagem apostólica de Bento XVI e marca a volta do Papa à América Latina depois de quase cinco anos – em 2007 esteve no Brasil. Entre os motivos da viagem, os 200 anos da independência do México e, também, os 400 anos do aparecimento da imagem de Nossa Senhora da Caridade do Cobre, padroeira de Cuba.

Acesse
.: Confira programação da viagem do Papa a Cuba e ao México

Uma das perguntas feitas pelos jornalistas foi se haverá um encontro entre Bento XVI e Fidel Castro. O diretor da Sala de Imprensa, padre Federico Lombardi, disse que se trata de uma hipótese que não está no programa mas não deve ser descartada.

Por fim, padre Lombardi reiterou a posição da Santa Sé em relação ao embargo ainda vigente por parte dos Estados Unidos à Cuba.

“A Santa Sé entende que o embargo seja algo que faz o povo sofrer as consequências e que não atinge um objetivo de bem maior e, portanto, a Santa Sé não considera o embargo uma medida positiva, útil”.

Leia mais
.: Site oficial da visita de Bento XVI a Cuba é lançado
.: Embaixador cubano revela expectativas para visita do Papa
.: Governo mexicano define segurança da visita de Bento XVI ao país
.: Apresentada no México logomarca da visita de Bento XVI ao país

Raniero Cantalamessa faz sua segunda pregação de Quaresma


O Papa Bento XVI participou na manhã desta sexta-feira,16, com membros da Cúria Romana, da segunda pregação da Quaresma feita pelo Frade Capuchinho, Frei Raniero Cantalamessa. O tema da pregação foi "São Gregório Nazianzeno, Mestre de Fé na Trindade".

Fr. Cantalamessa explicou que os dois máximos mistérios da nossa fé são a Trindade e a encarnação: Deus é uno e trino; Jesus Cristo é Deus e homem. Não se deve pensar em Deus somente como uno, e em Jesus somente como homem. Por isso, é importante voltar às origens, aos Pais da Igreja, não somente para conhecer o conteúdo do dogma no seu estado embrional, mas também para reencontrar a unidade vital entre a fé professada e a fé vivida, entre a "coisa" e a sua "enunciação".

Em Breve
.: A segunda pregação de Raniero Cantalamessa da Quaresma 2012

Para os Pais, acrescentou o Pregador da Casa Pontifícia, a Trindade e a unidade de Deus, a dualidade das naturezas e a unidade da pessoa de Cristo não eram verdades a serem decididas ou discutidas nos livros em diálogo com outros livros; eram realidades vitais.

Este ano, em preparação ao Ano da Fé, Fr. Cantalamessa revelou que as quatro meditações da Quaresma serão baseadas nos quatro grandes doutores da Igreja Oriental: Atanásio, Basílio, Gregório Nazianzeno e Gregório de Nissa, para ver o que cada um deles diz sobre os dogmas: a divindade de Cristo, o Espírito Santo, a Trindade e o conhecimento de Deus, respectivamente.
Confira
.: A primeira pregação de Raniero Cantalamessa da Quaresma 2012

sexta-feira, 16 de março de 2012

Perseverança até quando? Somos chamados ao heroísmo da fé

Imagem de Destaque 

O ser humano é realmente frágil diante das agruras da vida. Somos capazes de grandes heroísmos. Mas diante da presença do mal, das oposições contínuas de gente mal-intencionada, sentimos a falta de coragem. A tentação da fuga, pura e simples, é uma alternativa aliciadora. “Todos os discípulos, deixando-o, fugiram” (Mt 26, 56). Nisso somos parecidos com os animais que, diante do perigo, por instinto de conservação, fogem rapidamente. 

Os homens, por educação ou por graça divina (martírio), têm a capacidade de resiliência. Essa capacidade nos faz esperar que os tempos mudem, e tudo pode tomar um rumo novo. As pessoas, – homens ou mulheres, e até jovens – que têm perseverança e firmeza de conduta tornam-se arrimo para outros mais frágeis. Os que têm personalidade, e não se deixam desviar dos seus intentos, são líderes e vencedores. Essas pessoas se tornam heroínas pelo fato de abrirem caminho aos pusilânimes. Mas a perseverança é virtude proposta a todos, não só aos heróis. Este desafio nos é aberto em dois sentidos.

Assista: "Superar as tentações com alegria", com padre Fabrício Andrade


 


Antes de tudo, somos chamados ao heroísmo da fé. A tentação do desânimo, de abandonarmos a fé diante de outras propostas mais tentadoras, de alcançarmos a solução dos problemas pela via rápida dos milagres fáceis, pode nos fazer balançar. “Maldito seja aquele que vos anunciar um evangelho diferente daquele que eu anunciei” (Gal 1, 8). 

A Igreja possui a doutrina de Jesus (imagem do Pai). Nesta doutrina seremos perseverantes e seguiremos o que ensinavam os apóstolos: “Sede firmes na fé”. Entre nós católicos há muitos que se deixam seduzir com facilidade, e abandonam a fé do seu batismo, para aderirem a soluções menos complicadas. Outro chamado, feito a todos, é de sermos perseverantes na prática do bem. Trabalhar gratuitamente em benefício dos outros pode cansar. As ingratidões e a falta de compromisso podem nos levar ao desânimo e a “jogar tudo para cima”. É mais fácil ter vida mansa e assistir tudo de camarote. Mas a Escritura nos alerta: “Quem for perseverante até o fim, este será salvo” (Mt 10, 22).


Dom Aloísio Roque Oppermann scj
Arcebispo Emérito de Uberaba - MG

Evangelizando Pelas Redes Sociais

Adicione o Facebook da Comunidade Católica Esperança no Senhor: 
Clike no link a frente --}  facebook/Comunidade Católica Esperança no Senhor   





quinta-feira, 15 de março de 2012

Participe do Vocacional


A Comunidade Católica Esperança no Senhor tem o prazer de convidar você para participar de um encontro vocacional.

Na Sede em Patos-pb dias 24 e 25 de março no Salão paroquial da Igreja Nossa Senhora de Fátima

Na Missão Piancó-pb dias 31/03 e 01/04 na casa de missão

Jovem não tem medo de desafio, Tem medo de uma vida sem Sentido (Bento XVI)

    Contatos

Patos: tel:(83)91471420 ou 99710226 

Piancó: tel:(83) 91470705

      Informações:


E-mail's: esperancanosenhor@live.com ou esperancanosenhor1@gmail.com


Blog: comunidadeesperancanosenhor.blogspot.com


Twitter: twitter.com/esp_nosenhor

Facebok: http://www.facebook.com/profile.php?id=100003614448493&sk=wall




Pesquise aqui...

Web Rádio Esperança no Senhor

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

!!! AVISO !!!