terça-feira, 26 de março de 2013


Novo Papa explica aos cardeais o porque de ter escolhido o nome Francisco

Tags: Papa Franciso, Francisco de Assis, Igreja, novo papa
O Papa Francisco, o primeiro Pontífice jesuíta, argentino e latino-americano da Igreja Católica, explicou aos cardeais que escolheu seu nome em homenagem a São Francisco de Assis e não em honra ao santo jesuíta Francisco Xavier.


Assim indicou o Arcebispo de Nova Iorque (Estados Unidos), Cardeal Timothy Dolan, em conferência de imprensa ontem à noite no Pontifício Colégio Norte-americano, quem recordou que isso disse o Santo Padre logo depois de responder afirmativamente ao Cardeal Giovanni Battista Re uqe foi o encarregado de perguntar-lhe se aceitava sua eleição.


O Cardeal releu em seguida uma passagem da Bíblia na qual se relata a eleição de São Pedro por parte de Jesus e lhe dá as chaves do Reino e a potestade de atar e desatar as coisas no céu e na terra.


Os cardeais cantaram logo o Te Deum e o novo Papa passou alguns minutos em adoração ao Santíssimo Sacramento, uma nova tradição iniciado com este Conclave.


O Cardeal Dolan disse aos jornalistas que os cardeais mais idosos lhe disseram que "uma vez que se entra ali sente-se a suave brisa do Espírito Santo e como a graça de Deus atua".


"Embora se perceba como Deus atua, isso não nos absolve de nossa responsabilidade", adicionou.


Sobre o novo Papa Francisco, o Cardeal disse que "de repente toda sua roupa é distinta, seu nome também muda nossa relação com ele".


Na manhã de 13 de março, dia de sua eleição quando ainda era o Cardeal Bergoglio, o Arcebispo de Nova Iorque abraçou o agora Papa Francisco e compartilhou alguns momentos com ele "com sua sinceridade, sua simplicidade e humildade radiante, em sua identidade.
“Isso me pareceu muito emocionante", disse o Cardeal norte-americano.
Fonte:Comunidade Shalom


Imagem de Destaque

Como viver a Semana Santa?

A Semana Santa deve ser um tempo de reflexão e reconstrução
Num clima de alegria e esperança, provocado pela ascensão ao pontificado petrino do Papa Francisco, iniciaremos - no Domingo de Ramos - mais uma Semana Santa com a entrada triunfal de Jesus na cidade de Jerusalém.
Aí começa uma nova fase na história do povo de Israel, quando todos se voltam para a cena da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.
A Semana Santa deve ser um tempo de recolhimento, de interiorização e de abertura do coração e da mente para o Deus da vida. Significa fazer uma parada para reflexão e reconstrução da espiritualidade, essencial para o equilíbrio emocional e segurança no caminho natural da história de vida com mais objetividade e firmeza.
As dificuldades encontradas não são fracasso nem caminho sem saída. Elas nos levam a firmar a esperança na luta por uma vida sem obstáculos intransponíveis. Foi o que aconteceu com Cristo, no trajeto da Paixão, culminando com Sua morte na cruz. Em todo esse caminho, Ele passou por diversos atos de humilhação.
A estrada da cruz foi uma perfeita reveladora da identidade de Jesus. Ele teve de enfrentar os atos de infidelidade e rebeldia do povo que estava sendo infiel ao projeto de Deus, inclusive sendo crucificado entre malfeitores. Jesus partilha da mesma sorte e dos mesmos sofrimentos dos assassinos e ladrões de sua época.
Na Semana Santa devemos associar ao sofrimento de Cristo o mesmo que acontece com tantas famílias e pessoas violentadas em nosso tempo. Podemos dizer da violência armada, dos trágicos acidentes de trânsito, das doenças que causam morte, do surto da dengue, dos vícios que ceifam muita gente, etc.
Jesus foi açoitado, esbofeteado, teve a barba arrancada, foi insultado e cuspido. O detalhe principal é que nenhum sofrimento O fez desistir de Sua missão nem ter atitude de vingança. Ele deixou claro que o perdão é mais forte do que a vingança.
Devemos aprender com Ele e olhar a vida de forma positiva, sabendo que seu destino é projetado para a eternidade em Deus.
Dom Paulo M. Peixoto - Arcebispo de Uberaba (MG)  Fonte: Canção Nova

Pesquise aqui...

Web Rádio Esperança no Senhor

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

!!! AVISO !!!