quarta-feira, 23 de janeiro de 2013


Jovens testemunham a alegria de ser voluntário na JMJ

André Alves
Da Redação, com Site oficial da JMJ Rio2013


Arquidiocese de Campinas
Para se colocar a serviço da JMJ Rio2013, basta acessar o site oficial do evento e se inscrever
Faltam pouco mais de 180 dias para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontece no Rio de Janeiro (RJ), em julho deste ano. É um grande evento que pretende reunir mais de dois milhões de peregrinos de várias partes do mundo para celebrar o dom da juventude.
Realizar um encontro jovem deste porte exige uma estrutura de alto nível, assim como muitas pessoas envolvidas nos trabalhos antes, durante e depois do evento. Parte dessas pessoas são voluntários. São jovens e adultos que sacrificam seu desejo de participar do evento como peregrinos para ofertar seus dons a serviço dos outros, afim de que estes tenham um encontro pessoal com Cristo.

Acesse:
.: Todas as notícias sobre a JMJ Rio2013
O que motiva essas pessoas a doarem suas vidas em prol dos outros? Quais são as alegrias de ser um voluntário na Jornada Mundial da Juventude?
O jovem Cleber Oliveira, da cidade de Bela Cruz, no Ceará, realizou o sonho de participar de uma JMJ. Foi para Madri, na Espanha, em 2011, e também viveu a experiência de se colocar a serviço.
"Ser voluntário na JMJ não tem segredo e não necessita de experiência prévia, basta colocar-se diante do Senhor e doar o seu serviço. É algo gratificante, porque, além de ser fermento na massa, você tem a oportunidade de colaborar diretamente para que esse grande evento se faça real, contribuindo, assim, para que Sua mensagem chegue aos quatro cantos do planeta", afirmou.
Para Priscilla Costa, de Belo Horizonte, Minas Gerais, a experiência com o voluntariado em Madri foi tão especial que, segundo ela, mudou os rumos da sua vida.

“Ver a Igreja reunida com o Sucessor de Pedro e dois milhões de jovens de todo o mundo fez-me sentir parte da família de Jesus. Aprendi que a obra mais bonita que Deus fez foi a Igreja Católica Apostólica Romana e que vale a pena gastar a nossa vida para edificar o Corpo de Cristo, que é a Igreja. Depois da JMJ Madri, decidi dedicar um ano da minha vida para Deus. Cresci muito na busca de conhecer os escritos do Papa e os documentos da Igreja; nisso resultou meu aprofundamento na fé e testemunho de santidade de vida", recordou a jovem.
O missionário da Comunidade Católica Canção Nova Fernando Fantini afirma que sua experiência, na última Jornada Mundial da Juventude, foi marcante e reavivou sua decisão por Cristo.
"Há anos trabalho em coberturas de eventos católicos pela internet, mas da JMJ 2011 foi para trazer respostas fortes de Deus para mim: não há para onde correr, a não ser para Cristo, para a Igreja, para a missão de evangelizar – é isso que dá sentido para nossa vida! Vale a pena gastar-se pela Igreja, que é jovem, como seu pastor. Reavivou em mim a decisão de dizer para Cristo a cada dia: 'Eis-me aqui, Senhor, usa-me, envia-me, faz em mim o que o Senhor quiser'", ressaltou.
Lucas Monteiro, um jovem da cidade de São Luis, no Maranhão, além de ter sido voluntário em Madri também trabalha na JMJ Rio2013. Ele conta que ser voluntário em uma Jornada vai muito além de fazer somente os trabalhos designados.
"Foi uma experiência maravilhosa. Mas nós que somos voluntários, por isso vamos muito além do nosso trabalho específico, damos um passo a mais. Foi maravilhoso ver os peregrinos, poder escutá-los, ouvir suas dores e alegrias. De fato, precisamos ter uma alma sacerdotal e exercer essa função de cuidado com os jovens. Colho os frutos de Madri até hoje."
Para a JMJ Rio2013, o Comitê Organizador Local (COL) ainda está recebendo cadastros para o voluntariado. Até o momento, são 69.917 inscritos. Para se colocar a serviço da JMJ Rio2013, basta acessar o site oficial do evento e se inscrever.
Os peregrinos e voluntários do exterior que confirmarem a sua vinculação com a Jornada Mundial da Juventude e receberem o documento assinado pelo COL da JMJ terão isenção da taxa para retirar o visto de entrada no Brasil.

Precisamos ser apóstolos dos dons do Espírito
A Igreja de coríntios foi agraciada com todos os dons. E todas as Igrejas precisam ser contempladas com todos eles. No capítulo 2, versículos 6 a 7, de I Coríntios, está escrito: “Entretanto, o que pregamos entre os perfeitos é uma sabedoria, porém não a sabedoria deste mundo nem a dos grandes deste mundo, que são, aos olhos daquela, desqualificados. Pregamos a sabedoria de Deus, misteriosa e secreta, que Deus pré-determinou antes de existir o tempo, para a nossa glória”.

Sabedoria que nenhuma autoridade deste mundo conheceu (pois se a tivessem conhecido, não teriam crucificado o Senhor). Aqui Paulo diz dos dons do Espírito Santo; estes foram o meio que Deus nos deu. Os dons do Espírito Santo foram reservados para nós, por isso devemos ser apóstolos do uso dos dons, pois quem tem o Espírito tem os dons d’Ele. Da mesma forma que você é inseparável dos seus defeitos e qualidades, assim é o Espírito Santo e os dons d'Ele.

Você precisa crer que para Deus nada é impossível. Não podemos nos basear no intelectual dos homens, mas na sabedoria de Deus. O Senhor quer que sejamos apóstolos dos dons do Espírito. Não tem como uma pessoa que recebeu a efusão d’Ele não usar os dons. Em I Coríntios, capítulo 1, versículo 7, está escrito: “Assim, enquanto aguardais a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, não vos falta dom algum”.

Vem, Espírito Santo de Deus, e renova a face da terra!

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Pesquise aqui...

Web Rádio Esperança no Senhor

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

!!! AVISO !!!