quarta-feira, 29 de julho de 2009

Bento XVI conclui suas férias nesta quarta-feira



O Papa Bento XVI despede-se esta quarta-feira, 29, da localidade de Les Combes de Introd, na região alpina do Vale de Aosta (Itália), onde passou alguns dias de férias, desde o dia 13 deste mês. O Pontífice seguirá para Castel Gandolfo (a 30 km da capital italiana) onde ficará até o final do verão europeu.Esta é a terceira vez que o Papa passa suas férias em Les Combes, desde que foi eleito, em abril de 2005. O local era também um dos destinos favoritos do seu predecessor, João Paulo II.Como é costume, nesta segunda-feira aconteceu um jantar de despedida, na estância dos Salesianos que acolhe Bento XVI, com a participação de autoridades religiosas, civis e militares, bem como dos médicos que assistiram o Papa após a queda que lhe fraturou o pulso direito.Nesta quarta-feira terão lugar as saudações conclusivas às forças de segurança, bombeiros, proteção civil e autoridades locais. Ao final da tarde, o Santo Padre viajará de helicóptero ao aeroporto de Turim (Caselle) e, em seguida, de avião até Roma, prosseguindo em automóvel até à residência de Castel Gandolfo.
Conteúdo acessível também pelo iPhone - iphone.cancaonova.com

Paraíba registra primeira morte por gripe A no Nordeste

O Nordeste registrou nesta terça-feira, 28, a primeira morte do vírus Influenza H1N1 na Região. Segundo informações da Secretaria de Saúde da Paraíba, um homem de 31 anos de idade morreu durante a manhã no Hospital Universitário de João Pessoa por complicações decorrentes da gripe influenza A (H1N1) – gripe suína.De acordo com a secretaria, a vítima sofria de doença pulmonar crônica e teria sentido os primeiros sintomas da gripe no última dia 22. Ele deu entrada na unidade de saúde apresentando febre, corisa, dor de garganta e falta de ar.Na Paraíba, 27 casos da gripe H1N1 foram notificados. Do total, sete foram confirmados até o momento e dois estão sob em análise. Com este caso, aumenta para 46 o número de mortos, pela doença, no Brasil. Leia mais.: Ministério da Saúde tira dúvidas sobre nova gripe
Conteúdo acessível também pelo iPhone - iphone.cancaonova.com

Discussão sobre a Universidade Federal do Sertão foi adiada




Com alegação do recesso escolar foi adiado a realização do ciclo de debates sobre a criação da Universidade Federal do Sertão, cuja discussões começavam hoje (29julho) nos Campi de Patos e Pombal. Logo mais em reunião em Campina Grande, o reitor Thompsom Mariz (foto) será definido novo calendário para essa discussão.
O reitor quer a participação não só dos professores, técnicos e entidades, também dos alunos. Vale salientar que as comunidades acadêmicas de Sousa e Cajazeiras estão mobilizadas para levar para seus municípios a sede da universidade do Sertão, com alegação de que Patos é muito proxima de Campina Grande.
A Comissão de Estudo da Viabilidade Técnica de Criação da Universidade Federal do Sertão, mantém as discussões nos campi Cajazeiras, Patos, Pombal e Sousa da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) com três ciclos de discussões, os dois primeiros nos campi diretamente envolvidos com o desmembramento e um terceiro nos campi Campina Grande e Cuité.
A pauta será mantida, que terá a sistematização e publicação dos dados coletados para substanciar as discussões e a elaboração do relatório - infraestrutura, gestão financeira, assistência estudantil, quadro de pessoal e número de alunos e outros números – como também, a definição da dinâmica dos debates.
A Comissão para esse estudo é formada pelo o Reitor Thompson Mariz (presidente)
Vice-reitor Edilson Amorim (vice-presidente)
Paulo Bastos, diretor do Centro de Saúde e Tecnologia Rural, campus Patos. e Marcílio Fontes, vice-diretor (suplente)
Fábio de Freitas, diretor do Centro de Formação de Professores, campus Cajazeiras e Valdeberto de Lira, vice-diretor (suplente) Martinho Salgado, diretor do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, campus Pombal e Romilson Paes, vice-diretor (suplente) e Joaquim Alencar, diretor do Centro de Ciências Sociais e Jurídicas, campus Sousa e Maria Marques, vice-diretor (suplente) FONTE: PATOSNET

terça-feira, 28 de julho de 2009

Maturidade na oração



Como deve ser a nossa oração? Vamos examinar a nossa forma de orar para que a nossa oração seja eficaz e para que o poder de Deus se manifeste em nossas vidas. Orar com poder não quer dizer que eu seja poderoso, orar com poder é rezar de uma forma tal que deixemos de atrapalhar Deus em fazer a Sua vontade em nossas vidas. Os discípulos de Jesus se aproximam do Senhor da mesma forma que nos aproximamos d'Ele hoje: “Senhor, ensina-nos a orar” (Lucas 11, 1). Esse pedido nasceu da admiração deles ao verem o Mestre orando.
Jesus se fez homem para nos ensinar o que é ser humano. Não sabemos ser gente, ser humanos. Quando olhamos para o ser humano vemos uma tarefa, uma missão: realizar os sonhos de Deus em nossas vidas. É importante nos darmos conta de que fomos escolhidos por Deus, de que não viemos a este mundo por acaso e agora temos que dar conta da vida. Existe um sonho de Pai, um projeto de Deus para você. A nossa primeira atitude deve ser a de nos esforçarmos para nos adequar a esse projeto do Senhor.
Deus nos criou com uma missão, um projeto, e se fez homem para mostrar o que é ser homem, mas o projeto do Altíssimo em nós está deturpado por causa do pecado original.
Jesus vem se mostrar como ser humano completo. Como ser humano completo, pessoa divina, Ele reza. Só o Evangelho de Lucas nos mostra nove momentos nos quais Cristo estava orando. Sua oração devia ser fascinante, os discípulos se deram conta de que não sabiam como fazer e pediram a Ele que os ensinasse a orar.
Jesus ensina o Pai-Nosso, em duas passagens, mas em Lucas 11, 2, a oração está em uma forma mais abreviada: “Quando orardes dizei: Pai, santificado seja o vosso nome; venha o vosso Reino”. Aqui já acontece uma revolução, algo extraordinário: o Senhor nos ensina a orar ao Pai para realizarmos o Seu Reino, o reinado de Deus em nossa vida.
No início é um esforço humano, mas Deus nos visita e nos concede o dom, a graça de orar. Não somos nós, mas é Cristo que ora em nós pelo Seu Espírito. Para que isso aconteça é preciso a pregação a respeito do "kerigma", o primeiro anúncio do amor de Deus, da necessidade de renunciar ao pecado e buscar a conversão.
No Evangelho de Marcos, no Horto das Oliveiras, o Mestre também ora. “Não Seja feita a minha, mas a Tua vontade”. Essa é a característica da oração cristã: pedir que seja feita a vontade do Senhor. A oração pagã é diferente, as pessoas perguntam qual é a vontade delas e não a vontade de Deus Pai. Deus é o oleiro, que modela o barro, temos que parar de nos comportar como se fôssemos criadores. Jesus veio ao mundo para nos ensinar a fazer a vontade de Deus.
Um exemplo de oração pagã moderna é a oração baseada na lei da atração. Se desejamos as coisas boas elas acontecem, mas se desejamos coisas ruins, elas também acontecem. Isso é materialismo e paganismo disfarçados, são enganosos tais preceitos. Tantas pessoas morrendo de fome na África, será que essas pessoas não desejam comida?
Está faltando maturidade para compreender o que é a vida humana. Não podemos ser infantis e achar que a nossa vontade é o melhor para nós. Enquanto os pagãos são como os profetas de baal, que clamam por aquilo que desejam; o cristão expressa o desejo de fazer a vontade de Deus. Muitas vezes fazer a vontade de Deus é um verdadeiro parto, mas é a melhor coisa para nós. Se Jesus, nosso Mestre e Senhor, suou Sangue no Horto das Oliveiras, quem somos nós para achar que a nossa oração vai ser uma coisa fácil! Mesmo que a vontade do Altíssimo nos assuste, mesmo que vejamos uma cruz, sabemos que por trás dela, Deus tem uma ressureição para nós. Nós estamos prontos para fazer a vontade do Senhor. Não se trata de fazer a nossa vontade, mas de colocar nosso coração em sintonia com a vontade de Deus.
Padre Paulo Ricardo, reitor do seminário

SANTO DO DIA


São Celestino
28 de Julho

Com satisfação nós lembramos da santidade do Papa Celestino I, que governou a Igreja dos anos 422 até 432. Ele nasceu na Itália e, ao ser escolhido para governar a Igreja do Cristo, usou muito bem o cajado da justiça e paz.No tempo dele a auto-suficiência do Pelagianismo que, embora condenado no Concílio de Cartago, perdurava querendo "contaminar" os cristãos, pois afirmava uma auto salvação.Combatente também contra a heresia do Nestorianismo - que afirmava ter Jesus duas naturezas e duas pessoas - São Celestino fez de tudo para condenar o erro e pecado sem deixar de amar o errado e o pecador; assim viveu na santidade até entrar na eterna casa dos santos em 432.São Celestino, rogai por nós!

Congresso Eucarístico abre as comemorações do Jubileu da Diocese de Patos


jubilar a Diocese, atualmente comandada pelo seu terceiro diocesano, Dom Manuel dos Reis de Farias, terá uma programação festiva bastante ampla:
De 04 a 08 de agosto, haverá o 1º Congresso Eucarístico Diocesano com oficinas temáticas e conferências, que serão proferidas pelo Bispo da Diocese de Cajazeiras, Dom José Gonzáles, às 7 horas da noite no Ginásio do Colégio Cristo Rei.

Dia 07, acontecerá a dedicação da Igreja Catedral Nossa Senhora Da Guia (Igreja mãe da Diocese).

Dia 08, o Núncio Apostólico, Dom Lourenzo Baldisseri, o representante oficial do Papa Bento XVI, chegará às 4 horas da tarde no Aeroporto Firmino Ayres, no município de Patos, e será recepcionado pelo governador do Estado, José Maranhão, pelo prefeito de Patos, Nabor Wanderley, pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Aldo Pagotto, pelo Clero local e pelas autoridades civis e militares das 38 cidades que fazem parte da Diocese de Patos.

Às 16h30m, o Excelentíssimo Senhor Núncio será recebido por toda a população na Igreja Catedral Nossa Senhora Da Guia.

Dia 09, o Núncio Apostólico presidirá a grande Concelebração Eucarística de Encerramento do Ano Jubilar. Essa Celebração será às 4 da tarde, no estádio municipal, José Cavalcanti.

A equipe organizadora desse evento jubilar tem a expectativa de uma grande participação popular em toda essa programação, além da já confirmada presença do Bispos e Padres de várias Dioceses da Paraíba, do Ceará, do Rio Grande de Norte e de Pernambuco.
Fonte: Padre Fabrício Timoteo

Pesquise aqui...

Web Rádio Esperança no Senhor

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

!!! AVISO !!!