quinta-feira, 23 de julho de 2009

Papa recorda 900 anos da morte de Santo Anselmo em visita a Aosta



A cúria de Aosta divulgou ontem, 22, alguns detalhes sobre a visita do Papa Bento XVI, prevista para amanhã, 24, à tarde. O Papa chegará de automóvel na praça do Arco de Augusto, a "porta" da cidade. Ele será recebido pelas autoridades e fará o percurso até o centro em um carro aberto, saudando os moradores. A Catedral de Nossa Senhora da Assunção estará aberta até uma hora antes do evento, para acolher 400 fiéis que quiserem presenciar as vésperas. As leituras serão as da liturgia do dia, em italiano e francês. O Papa fará a homilia. Terminada a celebração, Bento XVI se dirigirá para o adro da catedral, onde saudará os fiéis. Este ano, Aosta recorda 900 anos da morte de seu mais célebre cidadão: Santo Anselmo, Doutor da Igreja, teólogo e arcebispo de Cantuária. A catedral abriga o cenotáfio ‘Tributo a Santo Anselmo’, diante do qual o Papa fará uma oração. Conteúdo acessível também pelo iPhone - iphone.cancaonova.com

Diocese pede abertura de processo de beatificação de religiosa



A diocese de Taubaté, no interior de São Paulo pediu a abertura do processo de beatificação de Madre Maria do Carmo. A graça alcançada recentemente pelo pai de uma religiosa do Carmelo onde ela viveu reforça ainda mais a esperança dos fiéis e a crença na santidade de Madre Carminha, como era chamada pelos moradores de Tremembé, cidade onde viveu durante dez anos.
Ela optou por abdicar do noivado para se tornar religiosa. Em 1926, entrou para o Carmelo de São José, no Rio de Janeiro. Vinte nove anos depois, Madre Maria do Carmo consegue licença para fundar o Carmelo da Sagrada Face e Pio XII, em Tremembé, interior de São Paulo, com outras seis irmãs.Eram tempos difíceis economicamente. O convento iria ser transferido para outra cidade, por isso a exumação do corpo da fundadora. Mas por estar intacto, a comunidade local pediu pela permanência do carmelo, por crer na santidade de Madre Carminha, como passou a ser carinhosamente chamada. Aos poucos os pedidos de intercessão começaram a surgir. O aumento de graças alcançadas pela possível intercessão da madre Carmelita levou Irmã Regina Maria a pedir pela cirurgia do pai que estava internado a três meses, já desenganado pelo médico.A morte que era dada como certa não aconteceu. Seu Carlos não tem dúvidas quanto a ajuda de Madre Carminha. A graça serviu como incentivo para diocese de Taubaté pedir pela beatificação da Madre.Repousam agora sobre o túmulo a esperança de milhares de fiéis, confiantes pelo reconhecimento da igreja da mais um santo católico brasileiro.
Conteúdo acessível também pelo iPhone - iphone.cancaonova.com

Dom Odilo faz recomendações contra nova gripe nas Missas



O Arcebispo metropolitano de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, divulgou nesta quinta-feira, 23, uma nota com recomendações para evitar o contágio com a gripe A (H1N1) durante as Celebrações da Missa, no desejo de colaborar com as autoridades sanitárias na prevenção da doença. Na nota, dirigida aos bispos, padres, diáconos e ministros extraordinários da arquidiocese, Dom Odilo sugere iniciativas como a de não dar as mãos durante a oração do Pai Nosso e evitar a saudação da paz, e orienta, ainda, que a Comunhão seja recebida nas mãos. Leia a nota na íntegraAos Ex.mos Bispos Auxiliares, aos Rev.mos Padres e Diáconos E aos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhãoda Arquidiocese de São PauloSaúde e paz para todos!Tendo em vista a difusão do vírus H1N1, responsável pela "gripe suína", mesmo sem haver motivo para pânico nem temores excessivos, no desejo de colaborar com as autoridades sanitárias na prevenção da doença e visando o bem e a saúde do povo, faço as seguintes recomendações para que sejam levadas em consideração em toda a Arquidiocese de São Paulo enquanto perdurar o surto da nova gripe e ela não tiver sido devidamente controlada:1.O povo seja orientado sobre as medidas preventivas para evitar, de modo geral, o contágio com a doença e sobre o modo de tratá-la, se for o caso; para isso, sigam-se as instruções das autoridades sanitárias competentes (cf. www.saude.gov.br); sendo uma boa ocasião para falar dos cuidados essenciais da saúde, aproveitem-se para isso todos os encontros e reuniões pastorais;2.Nas celebrações litúrgicas seja evitado o gesto de dar-se as mãos durante a oração do Pai Nosso; da mesma forma, evite-se saudação da paz;3.A Sagrada Comunhão seja recebida preferencialmente nas mãos;4.A distribuição da Sagrada Comunhão nas duas espécies seja evitada.A exemplo de Jesus, que tratou com imensa ternura e compaixão todos os doentes, tenhamos também nós grande atenção pastoral para com todos os enfermos; com frequência, seja celebrada também a S.Missa na intenção deles, conforme formulários previstos no Missal.Fazendo votos de boa saúde para todos, aproveito a ocasião para saudá-los e para lhes desejar todo o bem!Card. D. Odilo P. SchererArcebispo de São PauloConteúdo acessível também pelo iPhone - iphone.cancaonova.com

Missões marcam a quinta-feira do Intereclesial de CEBs

O grande destaque na programação do 12º Encontro Intereclesial de CEBs nesta quinta-feira, 23, são as missões que acontecerão em vários lugares de Porto Velho, atingindo diversos setores como bairros, hospitais, grupos indígenas, extrativistas, ocupações.
As atividades do dia foram abertas com a oração da manhã, preparada e dirigida pelo Regional Norte 1 da CNBB.
Antes da partida para as missões, marcada para as 10h, haverá uma análise de conjuntura feita pelo sociólogo Pedro Ribeiro, pelos teólogos Leonardo Boff e Tereza Cavalcanti, e pelo historiador padre José Oscar Beozzo.
O 12º Intereclesial foi aberto na terça-feira, 21, na praça Madeira Mamoré, pelo arcebispo de Porto Velho, dom Moacyr Grechi. O evento reúne 3 mil pessoas até sábado (25) na capital de Rondônia. As CEBs refletem o tema “CEBs, Ecologia e Missão”.
FONTE:CNBB

Dom Tomasi alerta sobre falta de solidariedade entre os países




O observador permanente da Santa Sé nas Nações Unidas, Dom Silvano M. Tomasi, fez um pronunciamento, na última segunda-feira, 20, na sede do Conselho Econômico e Social da ONU, em Genebra, sobre a ajuda aos mais necessitados.Em seu discurso, Dom Tomasi recordou as inúmeras vítimas civis dos desastres naturais e dos desastres provocados pelo homem. E citou alguns dados sobre as pessoas que vivem em campos improvisados׃ mesmo que 2008 tenha registrado uma diminuição do número dos refugiados, mais de 10 milhões de homens, mulheres e crianças ainda vivem em campos para refugiados e 26 milhões continuam internamente deslocados por causa de conflitos passados e recentes, por falta de segurança e de perseguição. "Mesmo distante dos refletores da mídia, essas situações insustentáveis dão livre acesso a uma incomensurável dor física, mental, emotiva e espiritual, e levam à laceração do tecido social e à destruição das famílias e das comunidades, comprometendo a reconciliação e ameaçando a vida de milhares de civis inocentes", constatou Dom Tomasi. Ele afirmou que esses números demonstram a exigência de uma resposta globalizada eficaz e coerente, guiada por diretrizes políticas, como a solidariedade e a promoção da dignidade de todos.A responsabilidade principal de proteger a vida de civis cabe, sobretudo, às autoridades nacionais e às partes envolvidas em conflitos armados. Todavia, a Santa Sé considera que a comunidade internacional tem um papel fundamental e indispensável ao assistir às vítimas, tendo como protagonista as Nações Unidas, com a função de coordenar a assistência para uma ação humanitária mais eficaz.A delegação da Santa Sé mencionou ainda os novos e velhos desafios que minaram a capacidade de assistir milhões de vítimas. Como, por exemplo, a crise alimentar, que levou a uma diminuição da distribuição de alimentos nas áreas atingidas pela pobreza, e a crise econômica global, que corre o risco de reduzir os financiamentos.Entretanto, a Santa Sá constata "com alegria" que muitos Estados continuam a assumir com generosidade a responsabilidade de fornecer assistência, advertindo que a falta de solidariedade leva somente a uma instabilidade social e política, que minará a sociedade e a sua capacidade de se reunir e resolver a crise econômica.Por fim, Dom Tomasi denunciou, em especial, as violências sexuais cometidas contra mulheres e jovens dentro e ao redor dos campos de refugiados, que violam todo princípio do direito internacional e que levam à devastação emotiva e física. Ele recordou que os campos e os centros de detenção devem ser soluções temporárias e locais em que a dignidade das pessoas deve permanecer uma prioridade. E garantiu o empenho da Santa Sé em fazer frente às necessidades de todas as pessoas atingidas pelas crises humanitárias e causadas pelo homem, independentemente da etnia e do credo religioso.
Conteúdo acessível também pelo iPhone - iphone.cancaonova.com

Cresce a expectativa para o show do padre Fabio



Na reta final para realização do show do padre Fábio de Melo, os preparativos são acelerados, apesar de um contratempo com uma das carretas que trazia estrutura de palco para o espetáculo. Os ingressos estão praticamente esgotados, diante da grande procura, principalmente o primeiro lote que dar acesso ao gramado do estádio José Cavalcanti, com o preço de R$ 15,00.FONTE: PATOSNET

terça-feira, 21 de julho de 2009

O Tesouro de Jesus



Jesus disse que há um tesouro precioso, que carrega em si um grande desejo: produzir alegria em quem o encontra. Portanto, aqueles que o encontram podem encher-se de alegria.
O tesouro existe e a alegria é manifestada em quem o encontra. Ele contém a capacidade de produzir “automaticamente” essa alegria. Assim como quem tem uma habilidade, quer prová-la por intermédio do que faz, esse tesouro demonstra quem é pela alegria que produz em quem o encontra.
Mas, afinal quem é esse precioso tesouro e como encontrá-lo? Como é possível ter a garantia de que ele, de fato, produz alegria? Esta certeza nos foi dada pelo próprio Jesus. “O Reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo. Um homem o encontra, mas o esconde de novo. E, cheio de alegria, vai, vende tudo o que tem para comprar aquele campo” (Mateus 13,44).
Jesus garante que quem o [tesouro] encontra fica “cheio de alegria”.
Como e quando ele produz alegria? O próprio Senhor responde: Quando é encontrado. Caso não o seja, não consegue dar o fruto da alegria a que deseja.
Esse tesouro é o Reino dos céus. Esse tesouro é Jesus.
Quantos ainda não o encontraram! Quantos ansiosamente vivem buscando a alegria. Encontram outros falsos tesouros, com aparência de verdadeiros, mas falsos. Alegram-se quando os encontram, mas essa alegria é efêmera, passageira. São tesouros ocos, vazios. São os ídolos. Tesouros que não são capazes de preencher o vazio, mesmo depois de terem sido encontrados.
São os tesouros do prazer, do dinheiro, do ter a roupa ou tênis de marca. Ou, ainda, os tesouros da droga, da bebida, do sexo. A alegria que produzem, infelizmente, logo a seguir pode transformar-se em tristeza.
A possibilidade de sentir tristeza foi Deus mesmo quem a deu. A tristeza deveria despertar nas pessoas a saudade e o desejo de retornar a Deus. Assim como fez o filho pródigo. Ele retornou ao verdadeiro tesouro, onde estava a verdadeira alegria: Junto do Pai, do qual jamais deveria ter se afastado.
Tarefa do missionário
Esta é a tarefa do missionário: apresentar o verdadeiro tesouro: JESUS.
Tesouro verdadeiro que produz a verdadeira e permanente alegria. Alegria que acontece com quem é apresentado ao tesouro (o evangelizado). E alegria que experimenta o que apresenta o tesouro (o evangelizador). “Porque eis que se pode dizer com toda verdade: Um é o que semeia outro é o que ceifa” (João 4,37). Esta é a graça da missão. Este é o privilégio do missionário: ver rostos se encherem de alegria por encontrar o precioso tesouro: Jesus.
Entre neste grupo! Seja um missionário e experimente esta alegria!
Reze pelos missionários.
Há tanta gente triste porque ainda não encontrou o verdadeiro tesouro. Entremos nessa e aproveitemos as oportunidades que temos de apresentar a quem não conhece o Maior de todos os Tesouros: Jesus. fonte: cancao nova

segunda-feira, 20 de julho de 2009

O maligno quer aniquilar nossa fé na Eucaristia!



A Eucaristia é o poder de Deus para nos unir a Ele. Sabendo disso, o inimigo do Senhor entra numa guerra conosco e já conseguiu atingir a muitos que não acreditam nessa verdade [da Eucaristia]. A descrença começa na cabeça e na inteligência e passa pelos nossos sentidos: visão, tato e paladar... Tudo se contradiz. Uma outra forma da tentação nos fazer desacreditar é mais imperceptível: as pessoas começam a tratar a Eucaristia como algo normal. Não têm mais respeito por ela. Não se ajoelham diante do Santíssimo Sacramento. Durante a Celebração Eucarística, pegam o Corpo de Cristo de qualquer maneira. O maligno quer aniquilar nossa fé na Eucaristia porque sabe da força que ela é para nós e, consequentemente, de como o mundo é beneficiado por nós através dela. O Evangelho mostra-nos que Cristo se fez comida e bebida para entrar em nós, também fisicamente; para passar as feições e os sentimentos d'Ele a nós. No entanto, quando o Senhor falou francamente da Eucaristia, os discípulos disseram: "Essa palavra é dura demais". E João diz que a partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andaram mais com Ele e deixaram de ser discípulos. Que coisa terrível! Jesus passou por mais essa dor. Este é nosso destino: permanecer para sempre com o Senhor. Por isso, nós não podemos voltar atrás. É com a Eucaristia recebida e adorada, dia após dia, e assimilada que nós vamos recebendo as feições de Cristo. Jesus disse aos Doze: "Vós também não quereis ir embora?" O Ressuscitado estava disposto até mesmo a abrir mão dos apóstolos se preciso fosse, mas não podia voltar na opção que tinha feito: A opção de nos "Eucaristizar". Graças a Deus, Pedro foi corajoso também e diz: "A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que Tu és o Santo de Deus".Responda no seu coração a quem você quer servir. Responda-o a Jesus. É preciso hoje surgir novos "Pedros" que digam: "Senhor, a quem iríamos nós? Atrás de que líder, filósofo e pensador iríamos? Só Tu tens palavras da vida eterna". Reze comigo: Senhor Jesus, obrigado pela Eucaristia e pela verdade da fé que novamente despertaste em nós. Pedimos perdão, Senhor, por tanta frieza, por tanto desleixo e esquecimento com relação ao Santíssimo Sacramento. Dizemos 'sim' à Tua Palavra e a esse maravilhoso presente que nos concedes. Queremos participar, Senhor, queremos viver intensamente a Eucaristia. Amém, Senhor Jesus! Seu irmão,Monsenhor Jonas Abib. FONTE: CANCÃONOVA

Bento XVI agradece demonstrações de afeto




O Papa Bento XVI deixou esta manhã a residência salesiana em Les Combes, onde transcorre alguns dias de repouso, e se dirigiu a Romano Canavese, na Diocese de Ivrea, sempre no norte da Itália, para a oração mariana do Angelus.Bem disposto após o acidente que lhe causou a fratura do pulso direito, o pontífice foi acolhido com festa pelos fiéis e pelas autoridades civis e religiosas da cidade, entre as quais o secretário de Estado, Cardeal Tarcísio Bertone, que é original de Romano Canavese.Com o antebraço direito engessado, o Papa cumprimentou doentes e idosos dentro da paróquia de São Solutore. A seguir, foi até o palco montado para a ocasião, de onde ouviu a saudação do bispo de Ivrea, Dom Arrigo Miglio.AgradecimentoAo tomar a palavra, o Santo Padre agradeceu a todas as pessoas que manifestaram carinho e solidariedade pelo acidente que sofreu: "Como vocês podem ver, devido ao meu infortúnio estou um pouco limitado na minha agilidade, mas a presença do coração é plena, e estou com vocês com grande alegria. Gostaria neste momento de dizer 'obrigado' com todo o meu coração a todos".Bento XVI afirmou que muitas pessoas demonstraram seu afeto e rezaram por ele, reforçando, assim, a rede de oração que "nos une em todas as partes do mundo".O Papa agradeceu aos médicos e funcionários do hospital de Aosta, "que me tratam com tanta diligência, competência e amizade e – vejam (levantando o braço direito) – com êxito positivo, esperemos!".
Bento XVI então recordou a origem de Canavese Romano, que desde cedo foi banhada com o sangue dos mártires, entre os quais São Solutore.Valores fundamentaisA população desta cidade, afirmou, é conhecida por seu amor e por sua dedicação ao trabalho. Atualmente, porém, muitas famílias da região vivem uma situação de dificuldades econômicas por causa da falta de trabalho, e citou sua Encíclica Caritas in Veritate, onde aborda este problema de modo mais aprofundado."Queridos amigos, não se desencorajem! A Providência sempre ajuda quem atua o bem e se empenha pela justiça; ajuda as pessoas que não pensam somente em si, mas também em quem está pior do que elas. E isso vocês sabem bem, porque seus avós foram obrigados a emigrar por falta de trabalho, mas depois o desenvolvimento econômico trouxe bem-estar e outros imigraram aqui da Itália e do exterior."Os valores fundamentais da família e do respeito pela vida humana que guiaram o passado da região, acrescentou o Pontífice, serão os mesmos que permitirão às gerações de hoje construir com esperança o próprio futuro, dando vida a uma sociedade realmente solidária e fraterna, onde todos os âmbitos sejam permeados pelo espírito evangélico.Aos jovensAo se dirigir aos jovens, Bento XVI afirmou que é preciso avaliar quais exemplos e modelos são propostos a eles, se são capazes de encorajá-los a seguir as vias do Evangelho e da liberdade autêntica. "A juventude é repleta de recursos, mas deve ser ajudada a vencer a tentação de vias fáceis e ilusórias, para encontrar a estrada da Vida verdadeira e plena."Por fim, o Papa falou das inúmeras vocações que Romano Canavese ofereceu à Igreja, em especial à Família Salesiana; e citou como exemplo a vocação do Cardeal Bertone, que foi batizado naquela igreja."Seja este mais um encorajamento para esta comunidade diocesana, para que vocês se empenhem sempre mais no campo da educação e do acompanhamento vocacional", concluiu o Pontífice.SMS Canção Nova - Receba mensagens do Papa no celular Conteúdo acessível também pelo iPhone - iphone.cancaonova.com

Jovem é assassinado a tiros em Patos



Quarta morte em menos de uma semana com característica de queima de arquivo.
Os assassinatos de sucedem na cidade de Patos, transformando em banalidade o que já se apresenta como uma guerra entre traficantes e viciados de drogas pelo domínio de pontos de vendas, bem como a eliminação de devedores do tráfico. A inadimplência no mundo das drogas em Patos estão sendo paga com furtos e até com a morte.
A Policia Militar registrou na noite desta Quinta feira(16 julho) mais um assassinato, desta feira o jovem Enoque Ferreira Gomes, 19 anos, foi assassinado a tiros por elementos não identificados no bairro das Placas na cidade de Patos.
Tudo é um mistério, porém, segundo a policia a vítima possui antecendentes criminais pois havia sido preso anteriomente acusado de furto. Este é o quarto assassinato em menos de 72 horas na cidade de Patos, todos ainda sem solução por parte das autoridades policiais que investigam os casos.
Fonte: Cláudio Paschoal
Foto: arquivo patosnets de queima de arquivo

Pesquise aqui...

Web Rádio Esperança no Senhor

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

!!! AVISO !!!