quarta-feira, 16 de maio de 2012



Em italiano, papa fala à Comunidade Shalom pelo reconhecimento definitivo

16-05-2012
Tags: entrevista, Reconhecimento, Convenção, praça São Pedro
Como todas as quartas-feiras, o Pontífice concedeu esta manhã audiência aberta ao público, na Praça São Pedro. Depois de saudar todos os presentes de seu papa-móvel, Bento XVI proferiu uma catequese do palanque montado diante da porta da Basílica.

Os pontos centrais do encontro foram: um apelo para que o dia de Domingo seja visto como uma ocasião para reforçar as relações familiares, uma saudação especial à Comunidade Shalom, e a sua catequese, focada nas Cartas de São Paulo.

“O Apóstolo dos Gentios apresenta a oração em várias formas, fazendo-a penetrar em todas as realidades, pessoais e comunitárias. Para ele, a oração é antes de tudo o fruto da presença viva do Pai e de Jesus Cristo em nós, por meio do Espírito Santo” – disse o Papa.


Bento XVI continuou discorrendo que quanto mais prosseguirmos no diálogo com Deus, mais entenderemos nossos limites e a necessidade de nos confiarmos sempre ao Senhor. Com a sua presença e sua ação em nossa fragilidade, o Espírito do Pai e do Filho nos transforma e realiza a nossa união ao Cristo.

O Papa assegurou aos féis que Cristo é o princípio interior de todas as nossas ações; ele nos torna capazes de abandonar o medo e a escravidão para vivermos livres, como filhos de Deus: esta é uma liberdade pelo bem e pela vida.

Em português, Bento XVI fez um resumo da catequese:

“Para São Paulo, a oração é, sobretudo o Espírito Santo em ação dentro de nós. Ele orienta o nosso coração para Jesus Cristo, a ponto de podermos dizer: «Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim». Habitando na nossa fragilidade humana, o Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis e conduz-nos para as alturas de Deus. Muitas vezes rezamos a Deus, para que nos livre de males e tribulações; mas temos a impressão de não ser ouvidos e… desanimamos. Ora, não há grito humano que não seja ouvido por Deus; e é precisamente na oração constante e fiel que compreendemos, com São Paulo, que «os sofrimentos do tempo presente não impedem a glória futura de se revelar em nós». A resposta do Pai a seu Filho não foi a libertação imediata dos sofrimentos, da cruz, da morte, mas precisamente através da cruz e da morte – como expressão do amor supremo – Deus respondeu, para além de todas as expectativas humanas, com a ressurreição.

Amados peregrinos de língua portuguesa, em particular os vários grupos vindos do Brasil, cuja peregrinação se detém hoje junto do túmulo de São Pedro e neste Encontro com o seu Sucessor: Obrigado pela vossa presença e oração! A todos saúdo, confiando à Virgem Maria os vossos corações e os vossos passos para que neles se mantenha viva a luz de Deus. Para vós e vossas famílias, a minha Bênção!”

Na sequência, Bento XVI fez saudações em várias outras línguas. Em inglês, cumprimentou o Cardeal hondurenho Oscar Rodríguez Maradiaga, Presidente da Caritas Internationalis, e os membros do Conselho, pelo novo quadro jurídico da organização, “que certamente vai apoiar e encorajar o importante serviço a favor das pessoas carentes no mundo”.

Em italiano, dirigiu-se diretamente aos representantes da Comunidade Católica Shalom, que comemora 30 anos de fundação.

O Papa disse esperar que a aprovação de seus estatutos seja um encorajamento para que prossigam com entusiasmo no testemunho evangélico. E garantiu que acompanha a Comunidade com orações e bênçãos, para que seus membros continuem sendo alegres instrumentos de amor e misericórdia de Deus. 

Finalizando, Bento XVI recordou que terça-feira, 15 de maio, celebrou-se o Dia Internacional das Famílias, instituído pelas Nações Unidas e dedicado este ano ao equilíbrio entre duas questões estritamente ligadas: a família e o trabalho.

Papa Ratzinger asseverou que o trabalho não pode ser um obstáculo para a família, mas sim um meio para mantê-la e uni-la; ajudando-a a abrir-se à vida e a relacionar-se com a sociedade e a Igreja. E por fim, chamou a atenção para o fato que o Domingo, dia do Senhor e Páscoa da semana, deve ser um dia de descanso e uma chance para reforçar os laços familiares.

No final da audiência, Bento XVI concedeu a todos a sua bênção apostólica


Shalom encerra celebrações pelo reconhecimento do Vaticano


Da Redação, com Rádio Vaticano


Comunidade Shalom
Membros da Comunidade Shalom durante a audiência geral com o Papa Bento XVI
Terminou nesta quarta-feira, 16, com a audiência pública do Papa, a semana de celebrações em Roma da Comunidade Shalom. A instituição, 30 anos depois de sua fundação, recebeu na última sexta-feira, a aprovação definitiva de seus estatutos por parte do Pontifício Conselho para os Leigos.

Mais de 1.500 missionários Shalom presenciaram a audiência, recebendo a benção de Bento XVI na perspectiva da missão à qual é chamada a serviço da Igreja universal.

Em 1982, o Papa João Paulo II visitou Fortaleza, e vendo-o, o jovem Moysés Azevedo recebeu uma inspiração. Trinta anos depois daquele momento, em que decidiu dedicar sua vida aos jovens, o fundador da Comunidade Shalom recebe novamente o abraço da Igreja e a confirmação de seu mandato missionário.

“E esta missão é importante”, confirmou o Cardeal Stanislaw Rylko, presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, durante a cerimônia de entrega dos estatutos definitivos: “A Comunidade Católica Shalom recebe da Igreja, depois de um atento processo de discernimento, o reconhecimento pontifício formal de ‘Associação internacional de fiéis de direito privado’ e a aprovação definitiva de seus estatutos”.

“Com este ato, a Igreja lhes concede o sigilo definitivo da autenticidade de seu carisma; é um gesto de confiança e amor. A Igreja agradece e encoraja vocês para que sigam e anunciem o Evangelho ao mundo inteiro. A Igreja precisa de vocês e conta com vocês”, conclui o Cardeal RylKo.

Missão acolhida pelo fundador, que quis confirmar que aquela oferta de vida dos poucos jovens de 30 anos atrás se transformou “em um povo inteiro que serve a Igreja”, e “com este povo, diante de Cristo e aos pés de Pedro, queremos partir e anunciar a todos os povos da terra que Cristo é a verdadeira Paz”.

Os membros da Comunidade Shalom participarão ainda na tarde desta quarta-feira de um último evento em Roma: na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, haverá uma Missa, presidida pelo Cardeal Paul Josef Cordes, Presidente do Pontifício Conselho Cor Unum

Pesquise aqui...

Web Rádio Esperança no Senhor

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

!!! AVISO !!!