sábado, 15 de maio de 2010

Bispo da Diocese de Patos faz peregrinação no Hospital de Patos

O bispo da Diocese de Patos, D. Manoel dos Reis de Farias, fez visita pastoral e peregrinação na manhã deste sábado ao Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro, acompanhado de integrantes de pastorais, padres e diáconos da Igreja Nossa Senhora Senhora de Fátima. O bispo diocesano foi recepcionado pela diretora do Regional, Paula Gouveia Maia.
D. Manoel visitou enfermarias masculinas e femininas, orou com os pacientes, alguns se emocionaram com a presença do pastor católico, e quis conhecer os procedimentos adotados no Regional. Paula Gouveia mostrou os setores e ações que vem sendo desenvolvidas a fim de melhorar, humanizar e facilitar o acesso da população à saúde pública.
Um dos setores visitados pelo bispo de Patos foi o de ultrassonografia, novo serviço disponibilzado a quem procura o Regional. Antes os pacientes tinham que se deslocar até o Centro de Saúde Frei Damião para realizar tal exame. Todos os móveis da sala foram produzidos por funcionários que prestam serviços aos Hospital, algo que gerou grande economia ao cofres públicos.
A visita de D. Manoel foi encerrada com um momento de oração no santuário da Mãe Rainha. Ele explicou ser muito importante o apoio espiritual feito pela Igreja aos pacientes, o que eleva a autoestima e dar maior esperança de recuperação a estes. Lembrou o trabalho das freiras, que há mais de quatro décadas realizam ações solidárias a quem sente dor física e emocional no Hospital.
Drª. Paula adiantou ao bispo que em breve estará funcionando um projeto de cunho espiritual no Regional, que consta da apresentação de cantores católicos e evangélicos, que vão levar a mensagem aos enfermos e acompanhantes. “É muito traumatizante para a pessoa que chega ao Hospital necessitando de atendimento médico. Todo apoio que alivie seu estresse, melhore sua autoestima é louvável”, comentou a diretora do Regional.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Brasileiros expressam fé diante de Jesus Eucarístico



Fiéis de todo Brasil, participantes do Congresso Eucarístico Nacional, têm a oportunidade de fazer Adoração ao Santíssimo Sacramento que está exposto, durante o dia, na Catedral Metropolitana de Brasília. "Estamos de joelhos diante de Jesus na Eucaristia, clamando por todo o Brasil e intercedendo por todo o congresso", declarou José Alves responsável por essa atividade do evento.Nesta sexta-feira, 14, centenas de pessoas de todo o Brasil passaram pelo local e expressam sua fé com momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento. Aos peregrinos que queriam confessar os pecados, vários sacerdotes os aguardavam para atendimento de confissão. Leia também.: Canção Nova conduz animação de encontro do CEN 2010.: Coral e orquestra enriquem Missa de abertura do CEN.: Abertura do CEN 2010 conta com presença de 45 mil fiéis.: O CEN é o momento mais forte para o país, diz Dom Claudio Hummes:: Veja fotos no Flickr

Simpósios do 16º Congresso Eucarístico Nacional reúnem milhares pessoas

Fazer o caminho




O tempo real nos coloca no contexto de uma via, de um caminho, tendo um ponto de partida e outro de chegada. É tempo de alegrias e tristezas, de hostilidades e rejeição, ou não. Importa caminhar com muita coragem, não se deixando abater pelos desânimos que vão sendo encontrados. Pelo caminho, as deficiências vão sendo aos poucos curadas, os sonhos, às vezes, sendo realizados. Importa não ficar estagnado por causa dos problemas, dos preconceitos e situações impostas pelo novo contexto cultural. Não podemos perder as nossas forças e princípios motivadores.
Não é fácil acreditar no potencial existente em cada pessoa humana. Pior ainda é aceitar os prodígios realizados pelos que são comuns a todos nós. Podemos aqui destacar a frase muito popular: “Santo de casa não faz milagre”. Mas isso não é verdade.
O certo é que toda pessoa humana existe para cumprir uma missão. É por isso que existem os dons, quase como um destino, uma configuração de responsabilidade, que abarca toda a existência concreta na história da humanidade.
É muito grande a força da existência. Ela coincide com a vontade do Criador, num tempo determinado, em vista da salvação e da libertação. Existimos para edificar um caminho florido pelas maravilhas de uma vida que precisa ser feliz.
A marca referencial é o amor fraterno na comunidade, ou no corpo social, construindo solidariedade e unidade. As competições, os interesses particulares, as preferências egoístas e os desejos de publicidade dificultam o verdadeiro caminho.
O bem comum é fruto de práticas concretas de amor. É amor que vem de Deus e existe em nós pelo fato de que Ele nos tornou Seus filhos adotivos. Amando os irmãos, amamos a Deus. Assim conseguimos construir uma humanidade sem barreiras.
O caminho depende de tempo, não de passado ou de futuro propriamente dito, mas do hoje, da vida real e concreta. É o testemunho na qualidade de vida do agora. É o jeito da pessoa ser, de viver, de celebrar e de agir no mundo com responsabilidade.
Dom Paulo Mendes PeixotoBispo de São José do Rio Preto. fonte: cançaonova.

Congresso Eucarístico: cardeal dom Cláudio Hummes preside Missa dos Excluídos Sex, 14 de Maio de 2010 14:06 cnbb







Meio milhão na missa no Santuário de N. S. Fátma



O papa Bento XVI presidiu nesta quinta-feira, 13, a missa no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal. Neste ano comemora-se os 10 anos de beatificação de Jacinta e Francisco foram beatificados, e há 5 anos a irmã Lúcia faleceu. “Vim a Fátima para rezar, com Maria e tantos peregrinos, pela nossa humanidade acabrunhada por misérias e sofrimentos. Enfim, com os mesmos sentimentos dos Beatos Francisco e Jacinta e da Serva de Deus Lúcia, vim a Fátima para confiar a Nossa Senhora a confissão íntima de que «amo», de que a Igreja, de que os sacerdotes «amam» Jesus e n’Ele desejam manter fixos os olhos ao terminar este Ano Sacerdotal, e para confiar à proteção materna de Maria os sacerdotes, os consagrados e consagradas, os missionários e todos os obreiros do bem que tornam acolhedora e benfazeja a Casa de Deus”,afirmou o pontífice. O Papa lembrou que daqui a sete anos, recordaremos o centenário da primeira aparição de Nossa Senhora aos pastorzinhos Fátima. Segundo informações da organização da visita do Papa a terra natal dos três pastorinhos, cerca de 500 mil pessoas participaram da missa. Na agenda de Bento XVI estão marcados para esta quinta-feira, uma reunião com religiosos portugueses e um encontro com os bispos. Além de presidir uma missa na cidade do Porto na sexta-feira. Fonte : RADIO VATICANO.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

SANTO DO DIA 10-05-10

Damião de Molokai

Josef de Veuster-Wouters nasceu no dia 3 de janeiro de 1840, numa pequena cidade ao norte de Bruxelas, na Bélgica. Aos dezenove anos de idade, entra para a Ordem dos Padres do Sagrado Coração e toma o nome de Damião. Em seguida, é enviado para terminar seus estudos num colégio teológico em Paris.

A vida de Damião começou a mudar quando completou vinte e um anos de idade. Um bispo do Havaí, arquipélago do Pacífico, estava em Paris, onde ministrava algumas palestras e pretendia conseguir missionários para o local. Ele expunha os problemas daquela região e, especialmente, dos doentes de lepra, que eram exilados e abandonados numa ilha chamada Molokai, por determinação do governo.

Damião logo se interessou e se colocou à disposição para ir como missionário à ilha. Alguns fatos antecederam a sua ida. Uma epidemia de febre tifóide atingiu o colégio e seu irmão caiu doente. Damião ainda não era sacerdote, mas estava disposto a insistir que o aceitassem na missão rumo a Molokai. Escreveu uma carta ao superior da Ordem do Sagrado Coração, que, inspirado por Deus, permitiu a sua partida. Assim, em 1863 Damião embarcava para o Havaí, após ser ordenado sacerdote.

Chegando ao arquipélago, Damião logo se colocou a par da situação. A região recebera imigrantes chineses e com eles a lepra. Em 1865, temendo a disseminação da doença, o governo local decidiu isolar os doentes na ilha de Molokai. Nessa ilha existia uma península cujo acesso era impossível, exceto pelo mar. Assim, aquela península, chamada Kalauapa, tornou-se a prisão dos leprosos.

Para lá se dirigiu Damião, junto de três missionários que iriam revezar os cuidados com os leprosos. Os leprosos não tinham como trabalhar, roubavam-se entre si e matavam-se por um punhado de arroz. Damião sabia que ficaria ali para sempre, pois grande era o seu coração.

Naquele local abandonado, o padre começou a trabalhar. O primeiro passo foi recuperar o cemitério e enterrar os mortos. Com freqüência ia à capital, comprar faixas, remédios, lençóis e roupas para todos. Nesse meio tempo, escrevia para o jornal local, contando os terrores da ilha de Molokai. Essas notícias se espalharam e abalaram o mundo, todo tipo de ajuda humanitária começou a surgir. Um médico que contraíra a lepra ao cuidar dos doentes ouviu falar de Damião e viajou para a ilha a fim de ajudar.

No tempo que passou na ilha, Damião construiu uma igrejinha de alvenaria, onde passou a celebrar as missas. Também construiu um pequeno hospital, onde, ele e o médico, cuidavam dos doentes mais graves. Dois aquedutos completavam a estrutura sanitária tão necessária à vida daquele povoado. Porém a obra de Damião abrangeu algo mais do que a melhoria física do local, ele trouxe nova esperança e alívio para os doentes. Já era chamado apóstolo dos leprosos.

Numa noite de 1885, Damião colocou o pé esquerdo numa bacia com água muito quente. Percebeu que tinha contraído a lepra, pois não sentiu dor alguma. Havia passado cerca de dez anos desde que ele chegou à ilha e, milagrosamente, não havia contraído a doença até então. Com o passar do tempo, a doença o tomou por inteiro.

O doutor já havia morrido, assim como muitos dos amigos, quando, em 15 de abril de 1889, padre Damião de Veuster morreu. Em 1936, seu corpo foi transladado para a Bélgica, onde recebeu os solenes funerais de Estado. Em 1995, padre Damião de Molokai foi beatificado pelo papa João Paulo II e sua festa, designada para o dia 10 de maio.

Toda mãe traz os traços de Maria

Imagem de Destaque
o amor materno é capaz de apoiar os filhos
Ser mãe vem ao encontro da plenitude do ser feminino. Toda mulher é chamada a gerar um novo ser humano, seja física ou espiritualmente. Com Maria, Mãe de Jesus, também foi assim. Ela foi escolhida por Deus para uma gravidez incomum, em que o fruto de seu ventre traria a vida eterna para toda a humanidade. Para isso Nossa Senhora contou com auxílio do Céu, nasceu imaculada, para o propósito divino de ser geradora do Salvador, mas o Pai dotou-a de virtudes naturais que são inerentes ao ser mulher e que, na maior parte dos acontecimentos de sua vida, ela dispôs do que lhe era humano para que o plano do Altíssimo acontecesse.

Desde a Anunciação, em que ela abre mão de seus planos de constituir uma família, até o Pentecostes, evento em que ela está firme e perseverante na oração junto aos apóstolos, o ministério de Jesus é marcado pela presença dela.

Como então separar Maria do ministério do Cristo?

É nesse caminhar junto, dispondo da energia natural ao que é vontade de Deus, que acontece a maternidade espiritual. Ser mãe é ser Maria na vida dos filhos, que não apenas os traz ao mundo, mas os encaminha para sua missão, indicando o que é nobre, justo e verdadeiro.

O amor do coração materno as impulsiona a estarem sempre presentes na vida dos filhos, não somente de forma física ou tomando-os como propriedades, mas vislumbrando na maternidade de Maria, como educar para o crescimento em estatura, sabedoria e graça diante de Deus e diante dos homens.

O grande milagre da vida realiza-se quando o sopro amoroso da existência, vindo de Deus, perpassa o ser de alguém que se desfaz de si para elevar o pequeno e indefeso até a grandiosidade de sua missão neste mundo.

Se foi tão importante para Nosso Salvador Jesus Cristo ter a presença materna até a vinda do Espírito Santo é porque o amor materno é capaz de apoiar os filhos de forma extraordinária na realização de um desígnio de vida.

Obrigado a todas as mães por serem Maria em nossas vidas!

Um feliz Dia das Mães e abençoado mês de Maria.



Pesquise aqui...

Web Rádio Esperança no Senhor

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

!!! AVISO !!!