sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Diocese de Patos faz campanha de solidariedade em favor das vítimas da tragédia na Região Serrana do Rio


A diocese de Patos (PB) aderiu à campanha de solidariedade às vítimas das enchentes na Região Serrana do Rio de Janeiro. Por meio de uma nota, o bispo diocesano, dom Manoel dos Reis de Farias, convocou toda a diocese a participar da campanha. No próximo domingo, 30, todas as paróquias irão fazer suas doações por meio das ofertas que serão revertidas para as vítimas das enchentes.
“Este gesto concreto da diocese é a forma mais eficaz de demonstrar a nossa solidariedade para com os nossos irmãos, pois, o amor à Cristo se converte no amor ao próximo”, diz um trecho da nota do bispo.
Além das ofertas materiais, a diocese está em comunhão com todos as vítimas da tragédia na Região Serrana. “Rezamos continuamente pelos nossos irmãos e irmãs que precisam de sinais concretos de Ressurreição”, completa dom Manoel.. fonte . CNBB

LITURGIA DO DIA


Evangelho (Marcos 6,14-29)

Sexta-Feira, 4 de Fevereiro de 2011
4ª Semana Comum


A- A+


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 14o rei Herodes ouviu falar de Jesus, cujo nome se tinha tornado muito conhecido. Alguns diziam: “João Batista ressuscitou dos mortos. Por isso os poderes agem nesse homem”. 15Outros diziam: “É Elias”. Outros ainda diziam: “É um profeta como um dos profetas”.
16Ouvindo isto, Herodes disse: “Ele é João Batista. Eu mandei cortar a cabeça dele, mas ele ressuscitou!” 17Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher do seu irmão Filipe, com quem se tinha casado.
18João dizia a Herodes: “Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão”. 19Por isso Hero­díades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. 20Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava.
21Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galileia. 22A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: “Pede-me o que quiseres e eu te darei”. 23E lhe jurou dizendo: “Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino”.
24Ela saiu e perguntou à mãe: “Que vou pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. 25E, voltando depressa para junto do rei, pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”.
26O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. 27Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João. O soldado saiu, degolou-o na prisão, 28trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. 29Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA :São João de Brito

Nasceu em Lisboa, Portugal, no ano de 1647. Seu pai, Salvador Pereira de Brito; sua mãe, D. Brites Pereira. No ano de 1640, seu pai foi enviado pelo rei Dom João IV para ser governador no Brasil, lugar onde faleceu. São João de Brito, com sua mãe e seus irmãos, ficaram na corte. Desde cedo, São João dava testemunho da busca de viver em Deus.

Com sua saúde fragilizada, certa vez os médicos chegaram a perder as esperanças, mas sua mãe, voltando-se para o céu em oração e intercessão, fez também uma promessa a São Francisco Xavier e o pequeno João recobrou a saúde milagrosamente.

São João passou um ano com uma batina, pois isso fazia parte do cumprimento da promessa; mais do que isso, Deus foi trabalhando a vocação em seu coração até que, com 15 anos apenas, ele entrou para a Companhia de Jesus.

Em 1673, foi ordenado sacerdote e enviado para evangelizar na Índia. Viveu em Goa, depois no Sul da Índia, onde aprofundou-se nos estudos e todo aquele lugar, toda aquela região conheceu o ardor deste apóstolo.

Homem que comunicava o Evangelho com a vida, ele buscava viver a inculturação para que muitos se rendessem ao amor de Deus num diálogo constante com as culturas, o que não quer dizer que sempre encontrou acolhimento.

Junto aos povos de Maravá, ele evangelizou e muitos foram batizados; mas, ao retornar desta missão, ele e outros catequistas acabaram sendo presos por soldados pagãos e anticristãos e fizeram de tudo para que este sacerdote santo renunciasse a fé, mas ele renunciou a própria vida e estava aberto para o martírio se fosse preciso. O rei chegou a condená-lo, mas um príncipe quis ouvir a doutrina que ele espalhava e muitos mudavam de vida, abandonavam os deuses e a conclusão daquele príncipe pagão era de que aquela doutrina era justa e santa. São João foi libertado junto com os outros.

Não demorou muito, por obediência, voltou para Portugal, mas o seu coração queria, de novo, retornar para a Índia e até mesmo ser mártir. Foi o que aconteceu.

Passado um tempo, após dar seu testemunho em vários colégios dos jesuítas, ser sinal para Portugal do quanto o amor a Cristo e à Igreja não pode ter medidas. Retornando à Índia, novamente evangelizando em Maravá, foi preso. Desta vez, até um príncipe pagão chegou a se converter. Mas o rei se revoltou, mandou prender aquele padre. No ano de 1693, ele foi degolado. Sofreu muito antes disso, mas tudo ofereceu por amor a Cristo e pela salvação das almas.

São João de Brito, modelo para todos nós de que o amor a Cristo, à Igreja e a salvação das almas não pode ter medidas.

São João de Brito, rogai por nós!
FONTE; CANÇÃOINOVA

Papa aos jovens: "Estudem o Catecismo com paixão e perseverança!"

Convido-vos: estudai o catecismo! Esse é o meu desejo, de coração. [...] Estudai o catecismo com paixão e perseverança! Sacrificai o vosso tempo para isso! Estudai-o no silêncio do vosso quarto, leiai-o em duplas, se sois amigos, formais grupos e redes de estudo, trocai ideias pela Internet. Permanecei, de todos os modos, em diálogo sobre a vossa fé!", exclama o Papa Bento XVI aos jovens.

O convite do Papa está no prefácio do catecismo para jovens Youcat (abreviatura de Youth Catechism – Catecismo Jovem). O material faz parte do kit peregrino e será distribuído a todos os participantes da Jornada Mundial da Juventude 2011, que acontece em Madri, capital espanhola, de 16 a 21 de agosto deste ano.

Acesse
.: Prefácio de Bento XVI ao catecismo para jovens Youcat


O Pontífice deixa claro que o subsídio ao catecismo não engana, pois recorda que o YouCat não oferece soluções fáceis: sempre exige uma mudança de vida.

"Tendes necessidade do auxílio divino, se a vossa fé não quer secar como uma gota de orvalho ao sol, se não desejais sucumbir às tentações do consumismo, se não desejais que o vosso amor se afogue na pornografia, se não desejais ignorar os fracos e as vítimas de abusos e violência", destaca.

Bento XVI revela, mais uma vez, sua crença de que os jovens sempre buscam algo de grande e não são superficiais.

"Algumas pessoas dizem-me que o catecismo não interessa à juventude hodierna; mas eu não acredito nessa afirmação e estou seguro de que tenho razão. A juventude não é tão superficial como é acusada de ser; os jovens querem saber de que consiste verdadeiramente a vida. Um romance criminal é emocionante porque nos envolve no destino de outras pessoas, mas que poderia ser também o nosso; este livro é emocionante porque nos fala do nosso próprio destino e, por isso, está intimamente relacionado a cada um de nós", defende.

O Bispo de Roma também dá um outro conselho: não se valer dos recentes casos de pecado no interior da comunidade dos fiéis como pretexto para fugir do olhar de Deus. "Vós mesmos sois o corpo de Cristo, a Igreja! Levai o fogo intacto do vosso amor nesta Igreja, toda a vez que os homens tiverem obscurecido o rosto", pede.


Tradução para os jovens

O prefácio também faz uma retomada da experiência pessoal do Santo Padre como coordenador da equipe articulada para a redação do Catecismo da Igreja Católica (CIC). "Fiquei assustado com essa tarefa, e devo confessar que duvidei que algo de similar pudesse surgir. Como podia acontecer que autores espalhados por todo o mundo pudessem produzir um livro legível?", revela.

Com o passar do tempo, percebeu-se que o texto sempre pedia novas "traduções" para os diferentes mundos, a fim de que pudesse chegar às pessoas com diferentes mentalidades e diferentes problemáticas.

"Nesse contexto, perguntamo-nos se não deveríamos buscar traduzir o Catecismo da Igreja Católica na língua dos jovens e fazer penetrar as suas palavras no mundo deles. Naturalmente, também entre os jovens de hoje há muitas diferenças; assim, sob a comprovada liderança do Arcebispo de Viena, Christoph Schönborn, formou-se um Youcat para os jovens. Espero que muitos jovens se deixem fascinar por este livro", afirma Bento XVI.

O YouCat

YouCat (abreviatura de Youth Catechism – Catecismo Jovem) foi pensado para adolescentes e jovens adultos. Trata-se de um livro com a explicação contemporânea da fé católica, preparado na Alemanha e prefaciado por Bento XVI.

Este catecismo contém perguntas e respostas, comentários, ilustrações e imagens, sumário de conceitos-chave, citações bíblicas e de santos e grandes mestres da fé católica. A estrutura é:

 - No que os católicos creem (doutrina)
 - Como os católicos celebram os mistérios da fé (sacramentos)
 - Como os católicos vivem (vida moral)
 - Como eles rezam (oração e espiritualidade)

O livro tem 300 páginas e será lançado em sete idiomas. A obra faz parte do kit peregrino, que será entregue a todos os participantes da JMJ. O kit também contém um Evangelho, o Livro do Peregrino (para seguir as cerimônias), o Guia da JMJ (com o programa, a agenda cultural, etc.), a camiseta da JMJ, um chapéu, um leque e um rosário.

Leia mais.: João Paulo II será patrono da Jornada Mundial da Juventude
.: JMJ 2011: campanha incentiva famílias a acolherem peregrinos
.: Hino da JMJ 2011 é lançado em três versões
.: JMJ será ocasião de fortalecimento da fé, afirma Arcebispo de Madri
.: Jovens se mobilizam para marcar presença do Brasil na JMJ 2011
.: JMJ 2011 é apresentada oficialmente: resposta profética
.: JMJ 2011: lançado programa para preparação espiritual dos jovens
.: Papa incentiva jovens a dialogar com Cristo: "Falai com Ele"
.: JMJ 2011 lança nova campanha em vídeo
.: Jornada Mundial da Juventude: falta 1 ano para encontro em Madri
.: Papa explica significado da Jornada Mundial da Juventude
.: Jornada Mundial da Juventude 2011: inscrições estão abertas
.: Jornada Mundial da Juventude 2011: assista vídeo de apresentação
.: JMJ e visitas do Papa terão apoio do governo, garante Zapatero
.: Comissão vaticana aprova hino da JMJ 2011
.: Papa recebe boné comemorativo à JMJ 2011
.: Assista: Encontro do Papa com jovens na Praça de São Pedro
.: "Somos chamados à eternidade", recorda Papa aos jovens
.: Próxima Jornada Mundial da Juventude pode ser no Brasil, diz bispo... fonte; cançãonova

Apagão afeta 8 estados do Nordeste de ontem para hoje

Oito Estados do Nordeste brasileiro foram afetados por um apagão por volta das 23 horas de quinta-feira, 3, informou a TV Globo. O abastecimento de energia começou a ser retomado no início da madrugada desta sexta-feira.

Foram afetados os Estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Piauí e Ceará.

Ainda não há informação oficial da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), responsável pelo fornecimento de energia para a região, sobre as causas do apagão, mas segundo fontes ouvidas pela emissora o problema teria sido causado por um curto circuito em uma linha de transmissão entre a Bahia e Pernambuco, no município de Jatobá, no sertão pernambucano. fonte: cançãonova...

Mensagem do dia

Como viver em família
Em nossa vida familiar se repete, continuamente, o milagre da multiplicação dos pães. Em geral, chegamos em casa, depois do dia de serviço, extenuados. No fim de semana, nem se fale... Estamos sem forças. Já demos tudo que tínhamos para dar. Todos estão muito necessitados... só que não temos mais o que dar, não temos mais forças. Como então viver em família nessa hora? E isso se repete quase todos os dias. A primeira tendência seria deixar caírem os braços e dizer: não dá, não é possível. Então se isolar, ficar no nosso canto, ou se ausentar... Todos nos defrontamos sempre com essa tentação. Mas, graças a Deus, a experiência já nos comprovou que, pelo fato de estarmos juntos, simplesmente juntos, sem termos o que dar, quase sem forças para nos comunicar, mas estando juntos, lado a lado, o milagre se renova. O Senhor toma os nossos restos, e muitas vezes é bem menos que restos: são migalhas; o Senhor toma o que temos e, em Suas mãos, o quase nada se multiplica. E todos recebem, todos são alimentados, somos restaurados, revitalizados.

Esse milagre já faz parte do nosso dia a dia. Corremos o risco de não mais percebermos, mas ele acontece. Acontece porque, apesar de tudo, ousamos viver em comunidade. Acontece porque ousamos olhar além das aparências e acreditar. Acontece porque temos a coragem de partilhar, partilhar até os restos, as migalhas.

Deus abençoe você!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

(Trecho do livro "Família, Santuário da vida" de monsenhor Jonas Abib)

Veja também:
.: Assista às pregações de monsenhor Jonas na WebTVCN
.: Receba mensagens no celular
.: Faça parte do grupo: "Monsenhor Jonas Abib"
.: Ouça as pregações do Monsenhor Jonas
.: Conteúdo acessível também pelo iPhone

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

MENSAGEM DO DIA COM MONSENHOR JONAS ABIB


Quinta-Feira, 03 de fevereiro 2011Banhados no ouro do Espírito Santo
A efusão do Espírito Santo pode ser comparada àquele fenômeno que acontece quando pegamos uma jóia e a banhamos no ouro. Vocês sabem que muitas das jóias que usamos não são de ouro puro. São banhadas. Pode ser um banho mais forte, mais fraco, mas são banhadas em ouro. Por que essa comparação? Porque somos criaturas humanas, somos o metal; Deus é o ouro e nós somos banhados.

A expressão “ser batizado” significa justamente ser mergulhado. Pode-se dizer da peça banhada em ouro que ela é batizada no ouro, e quando o ouro adere àquela superfície, ela se torna totalmente diferente, adquire propriedades que antes não tinha. Era um pobre metal, mas agora ficou realmente dourado, pois o ouro aderiu àquela superfície. O mesmo acontece conosco.

Mas com o uso, o metal vai perdendo o banho dourado pouco a pouco, porque não é ouro. O mesmo acontece conosco. Nós não somos divinos. Somos humanos. Mas fomos banhados pela divindade, como o metal foi banhado no ouro. Por isso, precisamos, sempre, ser banhados no ouro do Espírito Santo.
Deus abençoe você!


Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

[FONTE: http://www.cancaonova.com]

Pesquise aqui...

Web Rádio Esperança no Senhor

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

!!! AVISO !!!