terça-feira, 27 de dezembro de 2011


Começa o Sínodo Diocesano da Paraíba

E-mailImprimirPDF

sinobo_paraiba1Na tarde de  sábado, 19, milhares de pessoas foram ao Adro de São Francisco, no Centro de João Pessoa, participar da missa campal que marcou a abertura do Sínodo Diocesano. O evento marca o início das comemorações do centenário da arquidiocese da Paraíba (1914-2014).
"A finalidade desse Sínodo é avaliar a qualidade da nossa ação evangelizadora e pastoral e planejá-la para os próximos anos. A sociedade vive uma mudança de época histórica. As transformações sociais levam-nos a questionar a incidência dos valores do Evangelho de Jesus nas pessoas, nas famílias e na sociedade. Em quem e no que os cristãos creem? O que celebram na liturgia? Como se comportam? Como se relacionam com a sociedade em constante mudança no modo de pensar e agir? Que contributo os cristãos prestam às pessoas e à sociedade, tal que sejam transformadas pela força do amor, vivido e apregoado por Jesus no seu Evangelho?", pergunta dom Aldo Pagotto.
sinodo_paraiba2O arcebispo da Paraíba explica ainda que para o Sínodo foi escolhida a temática: ‘a identidade, a vida e a missão da Igreja’, e o lema: ‘temos um longo caminho a percorrer’. "O Sínodo equivale a um longo fórum promovido pelo bispo como um ato de seu governo, incluindo necessariamente a participação efetiva de representações das forças vivas da Igreja local, cristãos e cristãs que assumem a sua missão, procurando viver intensamente sua fé e demonstrá-la através das boas obras. Além de agentes de evangelização comprometidos com atividades pastorais, alguns representantes de setores da sociedade são convidados a opinar a respeito da imagem que a Igreja local projeta nas esferas políticas, sociais, culturais, econômicas e outras, para além da dimensão religiosa”, afirmou o arcebispo.
Dom Aldo ainda destaca os valores do Evangelho em contraste com a sociedade atual e ressalta que viver a Palavra de Deus depende de como as pessoas a colocam em suas vidas. “O que esperar do Sínodo, senão que o Senhor acompanhe sua Igreja e seu povo com a sua bênção. Diante da mudança de época não é tão simples encarar a missão evangelizadora da Igreja, enfrentando inexoravelmente o pluralismo e estilos de vida adotados pela sociedade de consumo. Os valores referenciais de hoje contrastam ou repelem os valores do Evangelho de Jesus. Que a Palavra de Deus esteja no centro da nossa vida e ação; o mistério de Cristo celebrado na Liturgia leve-nos ao compromisso de formar autênticas comunidades cristãs; o ardor da Caridade torne-nos generosos e disponíveis às obras de promoção da vida e da inclusão social", explicou.
Dom Aldo cria logomarca do Sínodo Diocesano

Logomarca_do_Sinodo_DiocesanoO arcebispo da Paraíba, dom Aldo Pagotto, foi quem criou a logomarca do 1º Sínodo Diocesano. O desenho foi feito à mão, com lápis de cor.
“Fiz um pergaminho, que se confude com o ouro para valorizar a Ressurreição de Cristo. Sobre ele tem a cruz: é a representação de um importante símbolo da Capital (o Cruzeiro que fica no adro de São Francisco). Ela faz referência à fundação da cidade. O Cruzeiro e o São Francisco são, para a nossa diocese, uma ‘simbolização’ da Praça São Pedro, do Vaticano. Não há Cristianismo sem cruz para se chegar à Ressurreição”, explica dom Aldo.
O arcebispo dá mais detalhes sobre a logomarca: “Maria está evidenciada. Na Cruz temos o manto azul de Maria. Na parte de baixo está a ‘flor de lis’: Maria aos pés da Cruz de Cristo. ‘A flor de lis’ está no meio das datas que marcam o nosso centenário (1914-2014). Maria está sempre presente na nossa caminhada histórica”.
Na logomarca estão escritos em Latim os nomes da Arquidiocese da Paraíba, do Sínodo Diocesano e da data comemorada. Também tem escrito o tema do Sínodo: “Identidade, Vida e Missão”.

Nenhum comentário:

Pesquise aqui...

Web Rádio Esperança no Senhor

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

!!! AVISO !!!