sábado, 3 de novembro de 2012


Neste dia 02 de novembro (Dia de Finados) foi realizado o  TRANSLADO DOS RESTOS MORTAIS  DO CORPO DO PADRE MANOEL OTAVIANO que havia sido sepultado no dia 11 de abril de 1965, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário em Piancó-PB.
O referido ato de transladação se deu em virtude da necessidade de se construir uma capela para o Santíssimo Sacramento no local onde o corpo do padre havia sido sepultado há quase 48 anos atrás.
Após aprovação do Conselho Missionário Pastoral Paroquial e permissão da família do Padre Manoel Otaviano, o povo católico foi informado, e os restos mortais foram retirados há alguns dias do jazigo, situado na lateral direita do altar da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e  na ocasião da missa, foi entregue a sua família, que conduziu solenemente a urna com os restos mortais  na procissão de entrada, e logo após a homilia foi conduzida para um novo jazigo construído na mesma lateral na outra extremidade, em frente ao antigo.
Uma pessoa da família leu a biografia do Padre Manoel Otaviano, como ato de recordação de sua vida, agradeceu a presença de todos e a atenção e consideração do Padre Francisco que em seguida procedeu a bênção solene e a aspersão do novo jazigo onde a urna foi depositada pelos familiares na presença e aplausos de toda multidão que participava da missa.
Logo após, o padre se dirigiu com a equipe para o novo altar do Santíssimo e procedeu a bênção e aspersão do Tabernáculo. A missa prosseguiu normalmente...

BIOGRAFIA DO PADRE MANOEL OTAVIANO
(extraída do livro de  Adalgisa de Alencar Alves)

“Padre Manoel Otaviano, como era mais conhecido, nasceu no dia 27 de abril de 1879, na Fazenda Cachoeirinha, hoje município de Ibiara, em 27 de abril de 1879, filho de Antonio Antímio de Moura Lima e Maria Vieira de Magalhães.
Fez o curso de seminário quase completo na antiga capital do estado da Paraíba. Concluiu o último ano desse curso em Teresina capital do Piauí. Havia sido transferido para Terezina com alguns dos seus colegas a fim de fundarem um seminário.
Em 25 de dezembro de 1910, ordenou-se  padre naquela capital e nesse mesmo Estado serviu como vigário na cidade de Dom Pedro.
No ano de 1911, voltou à Santa Maria, sua terra natal, hoje Ibiara.
Sua primeira paróquia foi Piancó, depois Conceição, isso no ano de 1920.
Voltou a servir como vigário em Piancó, depois Catolé do Rocha e, finalmente, voltou a Piancó na década de 40.
Além de seus múltimplos afazeres como sacerdote, abraçou também a carreira literária. Com bastante cultura e enorme acervo de conhecimentos adquiridos através da vivência por longos anos, não só na região nordestina, mas também em outras  regiões do Brasil, deixou publicados os seguintes livros: “Mestre Mundo”, drama em quatro atos; “Tomaz Cajueiro”, “Chefe Político”, “Emboscada do Destino” e “Mártires do Piancó”, (reeditado em 1978 com o título “Coluna Prestes”), romances.
Essa última obra teve a finalidade de esclarecer melhor as populações do sul, principalmente ao ovo do Rio de Janeiro, sobre quais objetivos e os movimentos da marcha da “Coluna Prestes”. Deixou no prelo “Os municípios de Conceição e Ibiara” aguardando publicação.
Todas essas obras, segundo afirmam pessoas bem credenciadas, são de grande valor cultural e informativo. Os vastos conhecimentos de um espíritos inteligente e observador, relatam em linguagem escorreita, não somente as fraquezas e as virtudes da gente brasileira, como também oferecem uma rica panorâmica da nossa regi]ao. Seu estilo é cativante e moderado.
O Padre Manoel Otaviano lecionou, por muitos ano, Latim e Português, sendo ótimo professor. Ainda versava o grego, espanhol, francês, italiano, Tupi-Guarani. Tinha o dom da palavra, sendo por isso, magnífico orador. Foi membro da Academia de Letras da Paraíba.
Foi vigário de Piancó, durante longo tempo e ali completou 40 anos de paroquiano, falecendo em 11 de abril de 1965.




Fonte: Pascom Paroquial
Colaborador: Igreja

quarta-feira, 31 de outubro de 2012


Novas Tecnologias e Vida Consagrada: saiba mais sobre o assunto

André Luiz
Da Redação


CRB
As novas relações que não mudarão os princípios, mas vão mudar as formas de dialogar e até os métodos de formação, diz Irmã Joana Puntel
Em meio à pluralidade das novas tecnologias e ao estilo de vida virtual do homem contemporâneo, a Igreja Católica busca encontrar um espaço adequado com o qual possa usufruir destas novidades tecnológicas para semear o Reino de Deus.
Pensando nisso, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) promovem entre os dias 1º e 4 de novembro de 2012, em São Paulo, um Seminário de Comunicação que visa discutir o tema: “Novas Tecnologias, Novas Relações na Vida Consagrada: desafios culturais e perspectivas.”
A palestra de abertura do evento será feita pela Irmã Joana Terezinha Puntel, da Congregação das Irmãs Paulinas. A religiosa, que  também é professora universitária, explicou que a palestra busca localizar e situar a vida consagrada que está na Igreja, que está nessa sociedade, na qual precisa desenvolver a sua evangelização. A palestra servirá também como tentativa de compreensão da forma como estas novas tecnologias geram novas relações e, portanto, afetam a vida consagrada.
“São novas relações que não mudarão os princípios, mas vão mudar as formas de dialogar e até os métodos de formação. Afinal, existe uma nova maneira de aprender, de ensinar, de compreender as coisas e, isto diz respeito à vida consagrada, à vida de religiosos e religiosas que estão a todo momento em contato com essa sociedade”, destaca Irmã Joana.
Para a Irmã, não basta utilizar os novos instrumentos, mas é necessário um mergulho na cultura midiática. “A nós cabe voltar a atenção para o que está acontecendo com o ser humano ao fazer uso e ao estar nessas redes sociais. Afinal, Jesus veio para salvar as pessoas, não aos maquinários. Portanto, é necessário saber o que está acontecendo com a juventude e as demais pessoas que estão se relacionando de forma diferente do que poderíamos imaginar quatro ou cinco anos atrás. Por isso é fundamental mergulhar na cultura, no seu sentido antropológico”. 

Desafios

Conhecer a cultura, segundo Irmã Joana, é um dos principais desafios para a Igreja, que tem buscado fazer-se presente no uso das novas tecnologias. É preciso que a Igreja entre neste meio também colaborando, principalmente com a juventude, para que ela compreenda o que vem a ser essa cultura virtual.
Outro desafio citado pela Irmã é o risco de cair na superficialidade. Logo, seria necessário um aprofundamento cultural e antropológico da sociedade, buscando uma inovação dos métodos pastorais.
“A comunicação passa por uma mudança na sua própria natureza. Ou seja, aquela forma unilinear de se comunicar e de se passar um conteúdo sofreu mudanças. Isso implica na adequação à interatividade, à interconexão e etc. Estes são aspectos e posturas com os quais nós, Igreja, não estamos habituados. Portanto, é necessária a adequação”.

Igreja e novas tecnologias
Irmã Joana também lembra o que disse o Papa Bento XVI em relação à autenticidade nas novas tecnologias. “É necessária uma formação para a liberdade responsável e para a formação humana, que fale da maneira cristã de se estar nas redes. A presença do cristão nas novas tecnologias precisa ser um reflexo daquilo que ele, de fato, é no seu interior”, lembrou a religiosa.

O incentivo à inserção da Igreja nos novos meios de comunicação parte de Bento XVI, especialmente em sua mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2012, quando diz: “Devemos olhar com interesse para as várias formas de sítios, aplicações e redes sociais que possam ajudar o homem atual não só a viver momentos de reflexão e de busca verdadeira, mas também a encontrar espaços de silêncio, ocasiões de oração, meditação ou partilha da Palavra de Deus.”
O Seminário de Comunicação pretende reunir na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM), em São Paulo (SP), cerca de 200 pessoas, entre elas: consagrados e consagradas jovens, formadores, estudantes de Teologia e Filosofia, Superiores Maiores e Coordenadores de Comunidade.
Para mais informações sobre o evento, acesse o site: www.crbnacional.org.br... fonte: cançãonova

Pesquise aqui...

Web Rádio Esperança no Senhor

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

!!! AVISO !!!