quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Coração de Santo Cura d´Ars chega a Argentina no próximo dia 6 de novembro








Buenos Aires (Quarta, 28-10-2009, Gaudium Press) O coração de São João Maria Batista Vianney, o Santo Cura d´Ars, padroeiro dos sacerdotes, chega a Argentina no próximo dia 6 de novembro e peregrinará por 25 dioceses do país sob a coordenação do bispo de Avellaneda-Lanús, dom Rubén Oscar Frassia, informou a Agência de Notícias Católicas Argentina (AICA).
"Entendemos e esperamos que será de grande proveito espiritual para toda a Igreja na Argentina e particularmente aos sacerdotes neste Ano Sacerdotal", ressaltou dom Frassia.
Na primeira etapa da passagem da relíquia, na diocese de Avellaneda-Lanús, no dia 6 de novembro, o núncio apostólico da Argentina, dom Adriano Bernardini, presidirá a missa de recepção.
A partir do dia 22, no Seminário Paulo VI, será realizada uma vigília de oração e no dia seguinte haverá uma jornada juvenil vocacional no Santuário Diocesano de Oração pelas vocações.
Um dos pontos culminantes da peregrinação será uma missa no dia 11 de novembro, com os bispos da Argentina na Basílica da Virgem de Luján, por conta da Assembleia Plenária do Episcopado do país. Também está previsto um encontro de oração "para a santificação do clero" nos dia 15 e 16 de novembro, em Villa Cura Brochero, Córdoba.
A relíquia será acompanhada pelo sacerdote da diocese francesa de Belley-Ars, Pe. Karlo Tyberghein, e vai percorrer na Argentina, além da diocese de Avellanada-Lanús, as de San Miguel, La Plata, Mercedes-Luján, Mendozam San Rafael, San Luis, Villa Maria, Córdoba, Cruz del Eje, Catamarca, Jujuy, Salta, Tucumán, Santiago del Estero, Rafaela, Santa Fe de la Vera Cruz, Paraná, Rosario, Venado Tuerto, San Nicolás de los Arroyos e Buenos Aires.
Santo Cura d´Ars
São João Maria Batista Vianney foi um sacerdote francês canonizado pela Igreja Católica em 1 de novembro de 1924.
Considerado o padroeiro dos sacerdotes, era filho de Mateus Vianney e Maria Béluse e o quarto de seis irmãos numa família de camponeses. Foi ordenado sacerdote em uma pequena paróquia em Ars, na diocese de Belley, na França.
Pelo modelo de vida cristã que seguia, sua fama de santidade correu por toda a França. De todas as partes pessoas iam para se confessar e ouvir os seu conselhos. Faleceu em Ars em 1859.
O Papa Pio IX abriu, em 1866, o processo Apostólico de canonização. No dia 30 de outubro de 1872, ele foi declarado Venerável e em 8 de janeiro de 1905 foi declarado Beato e patrono de todos os sacerdotes.
Foi canonizado pelo Papa Pio XI em 1 de novembro de 1924 e sua festa litúrgica é comemorada no dia 4 de agosto.fonte:arautos do evangelho

VISITA DE DOM MANOEL Bispo da Diocese de Patos A sua Santidade o Papa Bento XVI











Não pague o preço do desânimo



Surgem tristezas durante a vida: traumas e marcas, situações que não aceitamos e que ferem profundamente nosso ânimo. Sofrimentos que chegam quando menos esperamos: o falecimento de alguém, uma doença, dificuldades na família, com o filho, a filha, o marido, a esposa, os pais; situações que às vezes decepcionam. Por algum motivo qualquer, a tristeza pode aparecer. Mas você não pode se entregar a ela."Não entregue tua alma à tristeza, não atormentes a ti mesmo em teus pensamentos". É o que está escrito no livro do Eclesiástico, um pensador das coisas de Deus, no capítulo 30, versículo 22.A pessoa paga um alto preço quando se entrega ao desânimo, a partir das tristezas da vida. A entrega de si às doenças da alma, quando se perde a alegria, a paz, a saúde, desarticula tudo e tudo se transforma em "pré-ocupações". Desculpe... A vida se transforma num inferno e não é assim que você merece viver.Mesmo que seu marido ou esposa tenha sido infiel, cometendo adultério; mesmo que haja brutalidades dentro de sua casa, ingratidões, irresponsabilidades, se seu marido deixou você na rua da miséria, com os filhos dentro de casa, sem dinheiro, sem pensão, sem nada, não permita que sua chama se apague. Mesmo que você tenha se decepcionado com o amor ou com uma grande amizade, mesmo que sua família esteja dividida, ou você esteja sem nenhuma expectativa de futuro:"Jamais se desespere em meio às sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda". Provérbio ChinêsNão permita que tudo isso mate sua alma.Deus o abençoe!Seu irmão,Monsenhor Jonas Abib

Regional Nordeste 2 realiza o 3º Mutirão de Comunicação


O Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte) realizou no fim de semana, dias 23 a 25, em Caruaru, PE, o seu 3º Mutirão de Comunicação (Muticom), com o tema “Processos de Comunicação e Evangelização”. O evento contou com a participação de 320 pessoas, de 18 arquidioceses e dioceses do Regional, além das dioceses baianas de Feira de Santana, Serrinha e Bonfim.
O evento foi assessorado pela assessora da Comissão Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação Social, da CNBB, irmã Elide Fogolari; o assessor de imprensa da Conferência, padre Geraldo Martins; e o coordenador geral do Mutirão Latinoamericano e caribenho de Comunicação, padre Marcelino Sivinski.
Na abertura, foi ministrada uma palestra sobre o tema do Mutirão, proferida pelo padre Geraldo Martins. Na palestra, o assessor de imprensa da Conferência dos Bispos, depois de conceituar a comunicação e a evangelização, fez uma ligação entre os dois termos: “Sem a clareza do que seja evangelização, podemos comunicar sem evangelizar. E, se comunicamos de forma plena, então, estamos evangelizando, uma vez que somos capazes de penetrar o íntimo do outro, deixando-nos também habitar por seu saber”. E acrescentou: “Sempre que, através da comunicação, conseguimos promover o outro, ajudando-o em sua libertação, então, evangelizamos. Pela evangelização, através de uma comunicação perfeita, podemos levar o outro a fazer uma experiência de Cristo, conhecendo sua pessoa, sua vida, sua obra, sua doutrina e, livremente, aderir a Ele.”No sábado, os participantes foram distribuídos entre as 12 oficinas oferecidas. No domingo, aconteceram quatro seminários: Leitura Crítica da Cultura Midiática, Mística do Comunicador Cristão, Novas Tecnologias: desafios e oportunidades para a Igreja, e Rádios Comunitárias: legislação e organização.Na opinião de quem participou, o evento foi um espaço valioso para o crescimento da Pascom e da cada pessoa que lá esteve. “O Mutirão foi um momento muito importante não só para quem se inscreveu, mas para quem contribuiu com as assessorias nas oficinas. Eu, particularmente, fiquei muito feliz em contribuir com uma oficina, conhecendo gente, histórias, experiências, aprendendo junto, no mundo do rádio”, disse Nill Júnior, coordenador da Pascom na diocese de Afogados da Ingazeira (PE), assessor da Oficina de Produção de Programas de Rádio. Para a articuladora regional da Pascom, Cacilda Medeiros, a experiência dos mutirões, no Nordeste 2, está consolidada. “A feliz ideia de uma construção em comum de reflexões, grupos de trabalho, seminários, oficinas sobre comunicação sob um tema comum que norteie as discussões tem se revelado como oportuna e necessária”.De acordo com o Plano Regional da Pascom, em 2010 serão realizados mutirões estaduais. “A realização de mutirões de comunicação por algumas dioceses, como Natal, Mossoró e Caicó, todas no Rio Grande do Norte, muito tem contribuído para o fortalecimento e crescimento da Pascom”, enfatiza Cacilda.No encerramento, foi anunciado Maceió (AL) para sediar o 4º Mutirão de Comunicação do Nordeste 2, em outubro de 2011. Ainda não há temática definida.
A Diocese de Cajazeiras, PB, esteve representada no evento pelo Pe. Janilson Rolim, o radialista Ivanildo Dunga (Rádio Alto Piranhas) e Paulo Sérgio (articulador do zonal de Pombal).
Fonte: Diocajazeiras


Papa explica renascimento da teologia latina durante Idade Média



Na Catequese desta quarta-feira, 28, o Papa Bento XVI não falou de um santo em especial, mas do seculo XII, período da Igreja, favorável ao renascimento da teologia latina. Nesta época, explicou o Papa, a paz e o desenvolvimento econômico e social reinava na Europa. Na Igreja, a "reforma gregoriana" estava produzindo notáveis frutos, como a expansão da vida consagrada. Bases para que, no século XIII, despontassem figuras como São Tomás e São Boaventura.Neste contexto, continuou Bento XVI, os mosteiros foram um âmbito de grande atividade teológica. Neles, os monges, dotados de uma vasta cultura e de um grande fervor evangélico, tentavam suscitar o desejo por Deus, mediante a contemplação dos mistérios sagrados na Escritura. Precisamente, esta aproximação espiritual ao texto bíblico - a Lectio Divina – foi um dos temas centrais do Sínodo dos Bispos do ano passado.Outro âmbito deste florescimento teológico foram as escolas que apareceram junto às catedrais. Estes centros, dedicados à instrução do clero, buscavam apresentar a harmonia e a unidade da Revelação Cristã, mediante o chamado "método escolástico", onde predomina a confiança na razão para a compreensão das verdades da fé.Após a catequese, o Papa saudou os peregrinos. Em português, Bento XVI explicou este período:"Queridos irmãos e irmãs, No século XII, a partir dos mosteiros e das escolas junto das catedrais, desenvolveram-se dois modelos diferentes de teologia: a "teologia monástica" e a "teologia escolástica". A primeira foi desenvolvida pelos monges, devotados ouvintes e leitores orantes da Sagrada Escritura, que procuravam incentivar e nutrir o desejo amoroso de Deus. A teologia escolástica é obra de pessoas cultas, de mestres desejosos de mostrar o caráter razoável e o fundamento dos mistérios de Deus e do homem, que se devem acreditar com a fé, mas também compreender pela razão. Fé e razão, em recíproco diálogo, vibram de alegria quando ambas são animadas pela busca de uma união cada vez mais íntima com Deus. Amados peregrinos do Porto e demais pessoas de língua portuguesa, sede bem-vindos! Uma saudação particular ao coro infanto-juvenil de Maringá e aos grupos paroquiais de Santa Cruz, em Belém, e de Nossa Senhora do Carmo, no Rio de Janeiro. Que nada vos impeça de viver e crescer na amizade de Deus. Procurai iluminar o vosso caminho com a Palavra divina, ouvindo-a atentamente na Eucaristia do domingo e reservando alguns momentos em cada dia para a sua meditação. Sobre vós e vossas famílias, desça a minha bênção."Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticiasConteúdo acessível também pelo iPhone - iphone.cancaonova.com

terça-feira, 27 de outubro de 2009

O namoro santo



Qual a origem das palavras namorar e namoro? Derivam de amor, mas nascem de enamorar, que quer dizer envolver. Ou seja, envolver o outro no amor e enamorar são uma ação, portanto, um lindo verbo.Assim, o namoro existe para isso e não termina com o casamento. Digo que o tempo do namoro é o tempo do treino. Há muitas coisas que apenas o namoro é capaz de transformar. Porque o princípio do amor de namoro é o amor de amigos. A fase em que amamos o outro do jeito que ele é. A partir disso, o amor se transforma. Na verdade, no namoro, é preciso que um transforme o outro. A geração PHN tem a ousadia de decidir: castidade e pureza até o casamento. No casamento, fidelidade até o fim.Você que namora, que é noivo, prometa ao Senhor viver de castidade. Sei que será uma luta, mas a castidade vivida nos solteiros será a castidade no casamento.As meninas devem exigir de seus namorados e noivos a vivência da castidade. Vocês, mulheres, deveriam ser mais espertas, porque a única garantia de um marido fiel é um namorado ou noivo fiel hoje. O mesmo vale para os rapazes.Deus o abençoe!Seu irmão,Monsenhor Jonas Abib.: Receba mensagens no celular .: Faça parte do grupo: "Monsenhor Jonas Abib"

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Que diferença faz ser cristão?



Que diferença faz ser cristão?
Você pode perguntar-se: "Que diferença faz ser cristão?" O cristão é cheio do Espírito Santo. Por isso é diferente das outras pessoas; e só poderia ser assim. O cristão não é mais deste mundo, não porque quer, mas porque Jesus não é deste mundo; e, como Jesus, você também não o é.Você é destinado a este mundo, enviado como sal, como luz, mas não é dele, assim como o sal não é massa, assim como a luz não é treva. Você não é deste mundo. E por ser diferente o perseguem como Jesus e os apóstolos foram perseguidos. Perseguido, mas feliz, feliz justamente porque é perseguido.Essa é uma diferença. "Que diferença faz ser cristão?" Só aqueles que experimentaram podem saber. Os cristãos não vivem mais na carne, mas no Espírito. E, porque vivem no Espírito, as obras da carne vão morrendo, e neles as obras do Espírito vão vivificando.Deus o abençoeMonsenhor Jonas Abib

Levante-se, Igreja na África, quem chama é o Pai, diz Papa



Domingo, 25 de outubro de 2009, 11h39
Levante-se, Igreja na África, quem chama é o Pai, diz Papa
Da Redação, com Rádio Vaticano
AP Photo
Papa Bento XVI e duas religiosas africanas na Missa de encerramento da Assembleia para a África.
"Coragem, levante-se". Com este convite, Bento XVI ressaltou a convocação divina para a população aficana. "Levante-se, Igreja na África, família de Deus, porque quem chama é o Pai celeste que os seus antepassados evocaram como Criador, antes de conhecer a sua proximidade misericordiosa, revelada no seu Filho unigênito, Jesus Cristo", completou em sua homilia, na manhã deste domingo, 25, na Santa Missa de encerramento da II Assembleia Especial para a África do Sínodo dos Bispos, na Basílica de São Pedro. Na celebração, o Papa destacou como o Sínodo trouxe um forte apelo para renovar o modelo de desenvolvimento global para que seja capaz de incluir todos os povos e não somente aqueles "adequadamente habilitados”. A partir destas refexões, o Santo Padre chamou a atenção para suas declarações na recente encíclica Caritas in veritate: “O que a doutrina social da Igreja sempre afirmou a partir da sua visão do homem e da sociedade, hoje é requerido também pela globalização. Ela – é preciso recordar – não deve ser entendida de maneira fatalista como se as suas dinâmicas fossem produzidas por anônimas forças impessoais e independentes da vontade humana. A globalização é uma realidade humana e como tal é modificável segundo um ou outro delineamento cultural. A Igreja trabalha com a sua concepção personalista e comunitária, para orientar o processo em termos de relacionamento, fraternidade e partilha”.
E atendendo ao chamado divino, o Santo Padre enfatiza a importância da evangelização e da instauração de relações de justica e paz: “A urgente ação evangelizadora, da qual muito se falou nestes dias, inclui também um apelo premente à reconciliação, condição indispensável para instaurar na África relações de justiça entre os homens e para construir uma paz equilibrada e duradoura no respeito de cada indivíduo e cada povo. Uma paz que tem necessidade e se abre à contribuição de todas as pessoas de boa vontade além das respectivas pertenças religiosas, étnicas, linguísticas, culturais e sociais”.
O Papa afirmou que nesta comprometida missão, a Igreja peregrina na África do terceiro milênio não está sozinha, mas toda a Igreja Católica está próxima com a sua oração e solidariedade e "do céu acompanham os santos e santas africanos que, com a vida, muitas vezes até ao martírio, testemunharam a plena fidelidade a Cristo".Ao falar sobre a promoção humana, Bento XVI destacou o trabalho dos cristãos do continente: “Enquanto oferece o pão da Palavra e da Eucaristia, a Igreja se empenha também a trabalhar, com todos os meios disponíveis, a fim de que a nenhum africano falte o pão cotidiano. Por isso, junto com obra de primeira urgência da evangelização, os cristãos são ativos nas intervenções de promoção humana”. O Papa concluiu as suas palavras pedindo aos padres sinodais que sejam portadores do apelo à reconciliação, justiça e paz, que ressoou com frequência neste Sínodo e com uma mensagem a todo povo africano: "Coragem! Levante-se, continente africano, terra que acolheu o Salvador do mundo quando era menino e teve que se refugiar com José e Maria no Egito para fugir da perseguição de Herodes. Receba com entusiasmo renovado o anúncio do Evangelho para que a face de Cristo possa iluminar com o seu esplendor a multiplicidade das culturas e das linguagens das suas populações".
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias Conteúdo acessível também pelo iPhone - iphone.cancaonova.com
Tags: Sínodo África

Pesquise aqui...

Web Rádio Esperança no Senhor

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

!!! AVISO !!!